Na tarde desta segunda-feira, 1 de julho, o Plano Real, criado por FHC e que combateu a alta da inflação no Brasil, completou 19 anos. O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e o economista Gustavo Franco, da equipe que formulou o plano econômico ao lado de FHC, deram uma aula sobre inflação na sede do iFHC – Instituto Fernando Henrique Cardoso.
A palestra apresentada por Franco relembrou o cenário econômico de antes e depois do Real, mostrou casos históricos de alta da inflação no mundo e ressaltou o prejuízo que a instabilidade da moeda pode trazer aos cidadãos.
“Hoje é um dia simbólico para nós. Será feito aqui uma reconstrução daquele período. Não se trata de um evento partidário”, disse FHC na abertura do evento.
“Fiz parte de um grupo de pessoas extraordinárias; entre elas, em especial, Fernando Henrique Cardoso”, afirmou Gustavo Franco ao dar início à palestra.
Por cerca de uma hora, o economista Gustavo Franco apresentou dados históricos aos presentes.
“As tarefas a serem cumpridas ainda são muitas no Brasil. O Plano Real garantiu uma estabilidade que não é perfeita, mas é bastante razoável”, ressaltou FHC. Ao final do encontro, os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre inflação, economia e o Plano Real.
Além de FHC e Franco, participaram do encontro os presidentes do PSDB nacional, senador Aécio Neves; e estadual, deputado Duarte Nogueira, além do vice-presidente do partido, o ex-governador Alberto Goldman.