Início Notícias do PSDB Ilude-se quem quer – por igno…

Ilude-se quem quer – por igno…

Ilude-se quem quer – por ignorância ou irresponsabilidade o sistema político-eleitoral de que dispomos é uma lástima, inservível. O Congresso Nacional perdeu a legitimidade. As Assembléias Legislativas, idem. As Câmaras Municipais, em particular as que se julgam “representativas” dos cidadãos das cidades médias e grandes, ibidem.

O atual sistema faliu. E faz tempo. O que temos hoje” Um conjunto de regras que serve para muitas coisas, menos para o que importa: o fortalecimento da democracia representativa. Muito pelo contrário. Ele está aí para solapá-la. O que, a rigor, não incomoda certos agrupamentos políticos, como os que se consideram de esquerda, PT à frente. Estes costumam tecer loas à democracia direta, muito embora flertem sem nenhum pudor com a ditadura cubana.

A verdade é que há um abismo entre representantes e representados. Os candidatos são, na prática, obrigados a buscar votos em todo o Estado, competem com seus companheiros de legenda, precisam gastar muito além do que seria razoável. Depois de – e se – eleitos, já nem sabem bem a quem dar satisfações, tantas as promessas, tantos os votos pingados obtidos aqui e acolá.

Em sendo assim e a depender dos resultados das eleições de outubro próximo, é preciso que se busque a aprovação, ainda neste ano, de medidas pontuais, mas que sejam capazes de quebrar a espinha do modelo atual. A saída passa pelo voto distrital – aquele em que cada partido só pode lançar um candidato por região, o que facilitará a vida do eleitor.

É ilusório imaginar que, de uma penada só e definitivamente, vamos conseguir fazer todas as alterações necessárias. É da vida avançar aos poucos. Se não dá para obter o ideal, que se tenha o possível. Um pássaro nas mãos, nós sabemos todos, é melhor que nada.

É evidente que não há lei imune à burla. A criatividade dos transgressores é infinita. Nem por isso devemos cruzar os braços. Isso nos imporia uma condição “dantesca”: a de sermos obrigados a chamar o ladrão.

Arnaldo Madeira é vice-líder do PSDB na Câmara Federal e ex-secretário da Casa Civil de São Paulo (gestão Geraldo Alckmin)
dep.arnaldomadeira@uol.com.br
www.arnaldomadeira.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

*