O governo do Prefeito Marco Aurélio obteve a terceira melhor avaliação da Região Metropolitana da Baixada Santista na área da Saúde Pública, de acordo com a avaliação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O órgão realiza anualmente o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que mede a eficiência das administrações paulistas, e considerou o setor em Itanhaém com conceito ‘B+’ (muito efetiva) no exercício de 2016. Em relação ao ano anterior, a Cidade subiu positivamente, de B (efetiva) para B+.
Um dos maiores benefícios para a população este ano será a entrega do novo prédio do Hospital Regional Jorge Rossamann, que terá sua capacidade de atendimento ampliada em 155% em relação à atual estrutura, passando de 94 leitos para 240. “A entrega vai acontecer neste mês de outubro e, aos poucos, os serviços do antigo prédio estão migrando para a nova estrutura. A população de Itanhaém vai receber um hospital de primeiro mundo, com Pronto Socorro referenciado no primeiro andar”, destacou o prefeito Marco Aurélio.
Outro dado que mostra o avanço nos serviços de saúde é a taxa de mortalidade infantil divulgada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), do Governo do Estado. Itanhaém tem a segunda menor taxa da Região Metropolitana da Baixada Santista (11,4 para mil nascidos vivos).
“Este dado muito se deve ao nosso trabalho com o atendimento pré-natal, realizado pelas Unidades de Saúde da Família (USFs). As gestantes de alto risco são encaminhadas para o Centro de Referência da Criança e da Mulher (Cescrim). Este cuidado com as mães e os bebês é fundamental para prevenirmos a mortalidade infantil”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Dr. Fábio Crivellari Miranda.
Uma das prioridades do trabalho da Prefeitura de Itanhaém é a estruturação da rede pública de saúde. Nos próximos meses deve ser inaugurada a nova USF do Grandesp, em estágio avançado de obras. A nova unidade terá a mesma padronização das USFs do Loty e Centro, recentemente reformada, com salas estruturadas, totalmente climatizadas por ar-condicionado e prevendo acessibilidade aos deficientes, com rampa de acesso e banheiros adaptados, levando conforto a pacientes e funcionários.
Seguindo o trabalho de padronização e modernização das USFs, duas das maiores unidades da Cidade irão passar por ampla reforma: Savoy e Guapiranga. As obras irão beneficiar uma população estimada em cerca de 18 mil pessoas.
Outro benefício para a população é o novo complexo que irá abrigar o Centro de Especialidades Médicas de Itanhaém (CEMI), Fisioterapia Municipal e o Centro Municipal de Reabilitação (CMR). O local permitirá uma maior estrutura, pequenas cirurgias, uma sala cirúrgica e uma ala de ortopedia que ficará próxima às salas de gesso e raio-x.
Este mês, a Prefeitura de Itanhaém firmou convênio com o Governo do Estado para compra de equipamentos de fisioterapia para estruturar o novo complexo e melhor atender a população. Outra iniciativa do Governo Municipal é o pedido de aquisição de três novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
“Ano após ano, temos investido acima dos 15% previsto pela nossa Constituição para o setor de Saúde. Isto porque é uma área prioritária para o Governo Municipal. Estamos trabalhando para cumprir com excelência a missão de oferecer um atendimento de saúde com qualidade. ”, finalizou o prefeito Marco Aurélio.