Em evento realizado na noite desta segunda-feira, 10 de outubro, o Secretário Estadual de Energia entrou, oficialmente, na disputa interna rumo à Prefeitura de São Paulo
Na noite desta segunda-feira, 10 de outubro, o Secretário Estadual de Energia, José Aníbal, entrou oficialmente na disputa interna do PSDB pela candidatura à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2012. O PSDB conta com quatro pré-candidatos à Prefeitura: além de Aníbal, disputam o secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, o deputado federal Ricardo Trípoli e o secretário de Estado da Cultura, André Matarazzo.
Em evento realizado no Diretório Estadual do PSDB-SP, que reuniu diversas lideranças do partido, o Secretário falou sobre a importância da realização de prévias para o PSDB. “Este processo de prévias eleitorais vai apurar quem é o candidato mais adequado para administrar a cidade de São Paulo. Nós do PSDB não almejamos o poder pelo poder, nem para nos beneficiarmos pessoalmente, mas sim para fazer o que tem de ser feito. São Paulo, esta cidade acolhedora, merece que o PSDB a administre. De uma coisa eu tenho convicção: aquele que for escolhido candidato do partido será eleito o prefeito de São Paulo”, afirmou o pré-candidato José Aníbal.
O presidente estadual do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias, também ressaltou a relevância deste processo para o partido e sua militância. “Tem partido que ‘importa’ candidato, nós temos quatro. Antes, a cúpula dos partidos sentava e tomava uma decisão como esta; hoje, nós todos – militantes – é que tomaremos a decisão. Os filiados escolherão nosso candidato a prefeito para o próximo ano e ajudarão o partido a escolher o rumo a seguir”.
Além de Pedro Tobias, o presidente do Diretório Municipal do PSDB, o Secretário de Estado Julio Semeghini, também falou sobre a importância da realização das prévias eleitorais. “É bom ver a energia e vida partidária que este processo está trazendo para o PSDB. A militância do partido está envolvida em cada passo rumo à Prefeitura de São Paulo. Todos os procedimentos que viabilizarão a realização das prévias estão sendo providenciados. A união de todos nós nos fará vitoriosos no próximo ano”, afirmou Semeghini.
O Secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas também esteve presente para prestigiar Aníbal. “Eu não poderia deixar de estar presente hoje para cumprimentar o José Aníbal. Este é um momento histórico para o PSDB e eu gostaria de deixar claro que entre nós existe uma disputa política, e não pessoal. Quem for o escolhido como candidato a prefeito do PSDB para as eleições municipais de 2012, terá o apoio de toda a militância para fazer o melhor pela cidade de São Paulo”, disse Covas.
Sobre o clima amistoso entre os pré-candidatos, Aníbal também ressaltou que não há disputa pessoal e que todos lutam pela mesma causa. “Nós (os pré-candidatos) estamos numa disputa interna saudável. É uma honra ter o Bruno Covas aqui no dia de hoje. O Andrea Matarazzo não pode vir, mas me mandou um recado de apoio. O Trípoli também não pode estar presente. Eu tenho certeza que quem for escolhido será eleito prefeito e fará o melhor por esta cidade”, concluiu José Aníbal.
CONHEÇA OS PRÉ-CANDIDATOS DO PSDB À PREFEITURA DA CAPITAL
ANDRÉA MATARAZZO– Atual Secretário de Cultura. É administrador de empresas. No setor público, ocupou o cargo de Secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo entre 2007 e 2009. Foi Subprefeito da Sé (2005/2007) e secretário municipal de Serviços de 2005 a 2006. Exerceu o cargo de Embaixador do Brasil na Itália (2001/2002) e Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação de Governo da Presidência da República (1999/2001).
Já ocupou, entre outros, os seguintes cargos: Secretário de Energia do Governo do Estado de São Paulo (1998), Presidente da Companhia Energética de São Paulo – CESP (1995/1998), Secretário de Política Industrial do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo (1992/1993) e Assessor Especial do Ministério da Educação e Cultura (1991/1992).
RICARDO TRÍPOLI– É advogado e deputado federal. Vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados. Foi deputado estadual quatro vezes. Em 1995, ocupou cargo de presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo. Foi Presidente da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e Vice-Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Entre seus principais projetos na área, destacam-se a Política Estadual do Meio Ambiente, o Projeto São Paulo Pomar e o Código Estadual de Proteção aos Animais (Lei 11.977), conhecido como Lei Trípoli de Proteção Animal.
JOSÉ ANÍBAL – Deputado federal reeleito em 2010 para seu quinto mandato, foi líder do PSDB na Câmara dos Deputados por quatro vezes, presidente nacional do PSDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. Também foi vereador e líder do Governo na Câmara Municipal. Exerceu o cargo de secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico nos governos Mario Covas e Geraldo Alckmin (1999/2001), quando enfatizou a expansão do ensino técnico e profissionalizante, criando a Fatec da zona leste.
Foi candidato do PSDB ao Senado em 2002, ano em que também coordenou a campanha de José Serra a presidente. Foi coordenador do programa de Governo de Geraldo Alckmin. É economista, formado pela Sorbonne, na França. Exilado, foi um dos criadores do movimento pela Anistia e, já no Brasil, um dos coordenadores do movimento Diretas Já.
BRUNO COVAS– Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, com apenas 26 anos. Em 2010, reelegeu-se para o cargo com 239.150 votos, tornando-se o deputado mais bem votado no Estado de São Paulo. É membro efetivo da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa. Natural de Santos, cidade de seu avô Mario Covas, é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), economista pela PUC-SP e mestrando em Administração Pública e Governo, com foco em Finanças, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Parabéns pelo evento! Estive presente foi um sucesso!
Avaliando o currículo de cada pré-candidato, fica difícil escolher, todos são altamente capacitados.
Parabéns ao PSDB que cresce muito com estas prévias.
Abraços.