Em cerimônia realizada na Assembléia Legislativa, nessa segunda-feira (01.01), José Serra assumiu o Governo do Estado de São Paulo. O tucano foi eleito com 12,38 milhões de votos, em primeiro turno, nas eleições realizadas em 2006.
Ex-secretário de Planejamento do Estado (governo Montoro), ex-deputado federal, ex-senador, ex-ministro do Planejamento e ex-ministro da Saúde (governo FHC) e ex-prefeito de São Paulo, Serra inicia mais quatro anos de governo tucano no Estado (no poder desde 1995).
Em seu discurso de posse, Serra centrou críticas a uma crise moral e política do país.
“Vivemos no Brasil um período de crise de valores. Não se trata de uma indisposição passageira, ou de uma simples pane, trata-se de uma crise mesmo”, afirmou ele.
Para o tucano, o país vive uma crise moral, “que prospera numa economia onde faltam empregos e sobra a estagnação”.
Sobre a crise política, Serra destacou que ela “se alimenta da teimosa incoerência entre discursos e ações na vida pública”. Ela também afirmou que São Paulo tem responsabilidade com o Brasil. “Jamais seremos indiferentes às questões nacionais. Para que o Brasil vá bem, é preciso que São Paulo vá bem”.
Para isso, o recém-empossado governador prometeu que São Paulo será um exemplo de “políticas sociais responsáveis”.