Início Notícias do PSDB JPSDB-SP é a força que mais cresce no movimento estudantil brasileiro

JPSDB-SP é a força que mais cresce no movimento estudantil brasileiro

A Juventude Estadual do PSDB de São Paulo – Gestão Ação Popular participou em junho e julho dos Congressos da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), elegendo em ambas as entidades a maior bancada da história do PSDB.

Na UNE, a gestão Ação Popular compôs a Coordenação do movimento “Vem que a UNE é Nossa”, chapa que alcançou a terceira maior bancada do 55º Congresso da entidade, realizado em Belo Horizonte. Já no Congresso da UEE-SP, em Paulínia, no interior de São Paulo, cerca de 250 jovens vestiram a camiseta da AP para defender o PSDB e ampliar ainda mais o espaço conquistado pelo grupo em 2015.

A disputa se deu entre a Frente Brasil Popular (formada pela coligação entre PC do B/PT/PSB/PDT), a Oposição de Esquerda (formada pela coligação PSOL/PCB/PCR) e o PSDB.

 

A JPSDB-SP conquistou inéditas 4 cadeiras na UEE-SP e optou por ceder os espaços a que teria direito na UNE para a juventude do Pará. “Entendemos que era estratégico para o projeto nacional do partido a gente prestigiar outras juventudes estaduais, pelo trabalho excelente que fizeram”, explica Marcos Saraiva, Secretário-Geral da JPSDB-SP.

O crescimento de um movimento estudantil tucano pelas mãos da gestão Ação Popular não passou despercebido pelo radar do Governador Geraldo Alckmin, que convidou os jovens envolvidos no projeto para uma conversa na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes. Na agenda, a crise econômica e o futuro do PSDB.

“O Governador nos prestigiou contando sobre sua experiência, ouvindo nossas demandas e debatendo conosco qual a agenda que devemos oferecer ao país em 2018 para sairmos da crise” relata Mariene Anselmo, diretora eleita da UEE-SP e estudante da UNIP de Campinas.

AMPLIANDO OS LIMITES DO POSSÍVEL

As novas Diretorias da UNE e da UEE-SP tomaram posse na última sexta-feira, 11 de agosto, dia do estudante, em Ato na Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco. O time de movimento estudantil da Ação Popular, desde então, reiniciou os trabalhos de olho nas disputas que se aproximam. “Não organizamos esse movimento só para termos cartão de visita. Nosso objetivo é ir pro debate, levantar as bandeiras do partido e defender as candidaturas das nossas lideranças” comenta Pedro Vormittag, I Tesoureiro da JPSDB-SP. diretor eleito da UEE-SP e estudante de Direito da USP.

A pauta da JPSDB-SP no movimento estudantil fará a sintonia do partido com a sociedade, e vice-versa. “Queremos focar nossa atuação na defesa dos valores do PSDB, com uma atenção especial a temas importantes para a juventude, como o combate ao machismo, ao racismo e à homofobia” explica Yasmin Marques, estudante do Centro Universitário Toledo, de Presidente Prudente.

A estratégia de lutas é dada por Vinicius do Carmo, Secretário de Formação Política da JPSDB-SP que agora assume a Tesouraria da UEE-SP. Formado em Ciências Sociais pela USP e atualmente estudante de economia na PUC-SP, Carmo dá o tom do jeito novo de fazer política que a Juventude constrói no PSDB. “Não sabemos onde isso vai dar, mas amanhã vai ser maior!”

UM HORIZONTE DE ALTERNATIVAS

A conquista de espaços no movimento estudantil foi escolhida como prioridade pela Ação Popular, desde que assumiu a direção da Juventude do PSDB paulista, em 2015. À época, o grupo acabara de conquistar sua primeira vitória eleitoral na União Estadual dos Estudantes.

“Movimento estudantil e jovens candidaturas: essas foram nossas prioridades quando assumimos a juventude estadual do partido. O resultado está aí: elegemos 73 vereadores com menos de 30 anos pelo Estado e hoje somos o grupo que mais cresce no movimento estudantil nacional” explica Lucas Sorrillo, Secretário de Movimento Estudantil, estudante de economia da FEA-USP e ex-Tesoureiro da UEE-SP.

O projeto contou desde o início com o firme apoio de lideranças do PSDB, como o Deputado Estadual Pedro Tobias, presidente do PSDB paulista, o ex-Prefeito de Botucatu João Cury e atual Presidente da FDE, além do próprio Senador José Serra, que visitou o alojamento da delegação da AP em Paulínia.

Artigo anteriorÉ preciso dar o exemplo
Próximo artigoEm Florianópolis, Alckmin defende gestão eficiente para superar populismo do PT