Início Saiu na imprensa Julgamento do mensalão recomeça com debate entre ministros

Julgamento do mensalão recomeça com debate entre ministros

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomam nesta segunda-feira, 27, o julgamento dos primeiros réus do mensalão. A votação, no entanto, deve começar somente depois que o relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, apresentar sua réplica ao voto do revisor, Ricardo Lewandowski, que apresentou argumentação diferente no caso do deputado João Paulo Cunha (PT-SP). A sessão começa às 14h e será transmitida ao vivo pela TV Estadão.

Lewandowski votou pela condenação do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato por lavagem de dinheiro e absolveu o deputado. Segundo Barbosa, João Paulo se valeu do mesmo esquema de repasse de recursos, por meio de intermediários, no Banco Rural. Por acordo, Lewandowski ainda terá direito a uma tréplica. A discussão pode definir o destino de mais 11 réus do mensalão.

A votação começará com a ministra Rosa Weber. Depois votarão Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. O presidente do STF, Ayres Britto, é sempre o último a se pronunciar, mas a votação desse capítulo não terminará nesta segunda.

Transmissão. Além de assistir pela página da TV Estadão, o internauta pode conferir informações também pelo perfil do Twitter (@EstadaoPolitica) e do Facebook  facebook.com). O portal conta com o apoio de especialistas da escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Direito GV, que durante as sessões vão explicar a linguagem e argumentação jurídica usada pelos ministros e advogados durante as sessões.

Artigo anteriorSão Paulo Inova apoia empresas paulistas de base tecnológica
Próximo artigoTese da lavagem de dinheiro é foco de ministros no julgamento do mensalão