A Prefeitura de Jundiaí inovou no formato de retomada das aulas presenciais nas escolas da cidade. Com uma proposta de desemparedamento, as escolas estão sendo estimuladas a substituir as salas de aula por espaços abertos e em contato com a natureza.
A proposta da prefeitura, sob o comando do tucano Luiz Fernando Machado, é que os alunos sejam recebidos na escola e depois encaminhados para espaços abertos, como o Mundo das Crianças e complexos esportivos que fiquem próximos.
As aulas foram retomadas na semana passada em Jundiaí, onde as crianças foram recebidas no ambiente escolar seguindo todos os protocolos de segurança e saúde. Foram disponibilizados termômetro para medição de temperatura nas entradas das escolas e equipamentos de proteção individual para os profissionais.
O retorno presencial não é obrigatório na cidade. As aulas estão sendo oferecidas no formato híbrido (on-line e presenciais), com limite de até 35% de alunos em cada escola, duas horas e meia de permanência por dia e monitoramento diário dos índices epidemiológicos. Para o acesso à alimentação, as famílias terão a opção de levar os filhos todos os dias para a escola.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a proposta de desemparedamento é inédita e referência para o Brasil e ilustra o trabalho exemplar da cidade na retomada às aulas. “É o desejo de transformar Jundiaí numa cidade internacional, onde as práticas educacionais sejam observadas nos melhores critérios, o desenvolvimento da educação a partir do ato de brincar e observar”, disse.
Confira o vídeo sobre o assunto