Início Destaques Jundiaí sedia 1º Encontro Brasileiro de Cidades da Criança

Jundiaí sedia 1º Encontro Brasileiro de Cidades da Criança

Jundiaí realiza, entre os dias 18 a 24 de março de 2023, o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que irá reunir representantes brasileiros das Redes de Cidade das Crianças e Urban95, das quais o Município é signatário, respectivamente, desde 2018 e 2020. Toda a programação será gratuita.

Para o Encontro, entre as presenças ilustres já confirmadas está a do pedagogo Francesco Tonucci, também conhecido pelo nome artístico de Frato, fundador da Rede Mundial e que virá pela primeira vez em uma visita oficial ao Brasil para lançar Jundiaí como sede da Rede Brasileira que será lançada, na presença de autoridades já confirmadas de mais de 65 Municípios de 14 Estados brasileiros, além de cerca de dez Países e de representantes dos governos estadual e federal.

Além da presença de Frato, o Encontro contará com a participação da Coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças, Lorena Morachimo; além de educadores, acadêmicos e profissionais de renome de diversos segmentos.

Em Jundiaí, Cidade das Crianças, onde as políticas públicas para as Infâncias são prioritárias para, de modo intersetorial, devolver a autonomia das crianças na cidade por meio de sua escuta, a proposta do Encontro é dialogar com os convidados sobre o que já tem sido feito e o que pode ser aprimorado.

Os temas propostos para o Encontro serão os oito pilares fundamentais do programa municipal Cidade das Crianças, que são a Promoção da Participação das Crianças; a Garantia da Autonomia; o Direito à Educação, de Brincar, à Saúde e à Cultura; o fortalecimento de uma Rede Internacional; e a potencialização de Ferramentas de Desenvolvimentos, todos eles vinculados às prerrogativas da Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Durante o Encontro, a programação de Painéis será realizada nos dias 19, 20 e 23 de março, e terá como temas “Redes Internacionais”, “Promoção da Saúde”, “Educação Inovadora” e “Áreas de Brincar”. Cada painel será seguido ainda por visitas guiadas a equipamentos públicos municipais vinculados às diversas políticas públicas municipais afins a cada tema e à Criança na Cidade.

Já a programação de Fóruns da Infância, realizada entre 21 e 24 de março, trará como temas de debate “Promover a Participação”, “Garantir a Autonomia” e “Direito à Cultura”.

Confira os detalhes da programação AQUI

Artigo anteriorA vez e a voz dos municípios
Próximo artigoPaulo Alexandre vai presidir Comissão de Relações Exteriores