Considerado uma das principais etapas do processo eleitoral da União Nacional dos Estudantes, o 65º Congresso Nacional de Entidades Gerais da UNE (Coneg) presenciou a demonstração da força da Juventude do PSDB em sua luta para participar ativamente da principal entidade estudantil do país. No evento, realizado entre 17 e 19 de março, na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, a JPSDB conquistou duas vagas na Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO) do Congresso Nacional da UNE.
André Morais, tesoureiro nacional da Juventude e coordenador geral do PSDB no Processo Eleitoral da UNE, ressalta que a participação no Coneg foi uma oportunidade para os jovens tucanos “marcarem posição” na discussão dos rumos do movimento estudantil brasileiro. Segundo ele, o grande objetivo da JPSDB é retirar a UNE do controle de grupos subordinados a partidos como PT e PCdoB e devolvê-la aos estudantes de todo o país.
“A gente não está nesse processo para a UNE ser do PSDB. Ao contrário, a gente quer devolver a UNE aos estudantes de fato, e só uma força como a nossa, que respeita os estudantes, consegue fazer isso. A UNE tem ido na contramão dos anseios da juventude, e a gente quer mudar esse quadro”, salientou o tesoureiro da Juventude do PSDB.
Morais também observa que a principal contribuição da Juventude do PSDB, ao conseguir maior protagonismo nas discussões envolvendo a UNE, é promover um debate entre ideias diferentes dentro do movimento estudantil. Na avaliação dele, há uma visão hegemônica ligada a partidos de esquerda que dificulta a discussão de importantes temas de interesse dos estudantes brasileiros.
“A gente agora faz essa ruptura, deixando claro que esses espaços, como a própria UNE, têm que ser plurais. Tem que existir um debate, e não uma defesa intransigente de um lado político. Nossa participação mostra que existem muitos quadros bons do PSDB que pensam a social-democracia, e que acabam tendo pensamentos muito divergentes dos deles. Mais do que isso, a gente defende a isonomia dessas entidades. O que tiver que criticar, a gente vai criticar de uma maneira construtiva. Acho que esse é o principal recado que a gente dá lá”, afirmou o tucano.
Presidente Nacional da Juventude do PSDB, Henrique Vale também destaca a importância do trabalho da JPSDB na busca pela independência da União Nacional dos Estudantes. “Este projeto é a favor de todos os estudantes brasileiros, é um projeto a favor do Brasil, é um importante legado que nossa juventude deixará”, ponderou.
Conune
O 55º Congresso Nacional da UNE (Conune) será realizado entre os dias 14 e 18 de junho, em cidade a ser definida.