O líder da Oposição na Câmara, deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), apresentou requerimento de informações ao Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann, para saber dos gastos da Petrobras com campanhas publicitárias.
Em seu requerimento, o líder solicita que a Petrobras apresente os gastos empregados em todas as propagandas veiculadas em mídia nacional de janeiro de 2011 a fevereiro de 2015. A resposta deve discriminar mês a mês os valores previstos e efetivamente pagos, os objetivos das campanhas, os períodos de veiculação, as mídias e veículos de informação utilizados.
Bruno Araújo justifica a iniciativa dizendo que há um descompasso entre a situação patrimonial e financeira da Petrobras e as sofisticadas peças publicitárias da empresa que tentam reverter a opinião pública sobre a mesma. “Não parece ser coerente que uma empresa que se encontra em um momento extremamente delicado continue investindo quantias vultuosas com peças publicitárias”, avaliou.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, em 2014, ano de disputa eleitoral, os gastos com publicidade da Petrobras aumentaram 17% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2013. “Precisamos fiscalizar esses gastos”, declarou o líder.