Início Destaque Lateral Home Líder quer ouvir Pimentel e secretário dos Portos sobre escândalo “Rosemary”

Líder quer ouvir Pimentel e secretário dos Portos sobre escândalo “Rosemary”

Dias quer ouvir ministro e secretários dos Portos

O Líder do PSDB, Alvaro Dias, protocolou, na Mesa Diretora do Senado, requerimentos para que sejam ouvidos pelo Congresso dois novos personagens do escândalo revelado recentemente pela Polícia Federal. O senador está requerendo o comparecimento do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e do secretário nacional dos Portos, José Leônidas Cristino, para que expliquem seu envolvimento nas denúncias reveladas pela Operação Porto Seguro.

De acordo com informações reveladas recentemente pela imprensa, na agenda de Rosemary Noronha, apreendida pela Polícia Federal, há uma série de reuniões particulares de empresários com autoridades, entre elas o ministro Fernando Pimentel. Para Alvaro Dias, isso demonstra que Rosemary, a chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, valia-se do cargo para fazer tráfico de influência.

Na agenda, a assessora, que fora indicada para o cargo pelo ex-presidente Lula, teria escrito um lembrete: “Agendamento de reunião com min. Pimentel no interesse de Alípio Gusmão – Bracelpa”. Gusmão é conselheiro da Associação Brasileira de Papel e Celulose (Bracelpa). Já o jornal Folha de S. Paulo, em sua edição do último dia 27 de novembro, publica que “em uma das gravações obtidas com autorização judicial, o empresário Paulo Vieira disse que reunião intermediada por ele com o ministro Pimentel foi marcada diretamente e fora da agenda do ministro. No diálogo captado pela Polícia Federal, a secretária da Bracelpa estava preocupada, pois o ministério não confirmava a reunião de junho oficialmente”.

“Enfim, como se pode ver, os investigados agiam em órgãos públicos para acelerar a tramitação de procedimentos ou para conseguir pareceres técnicos fraudulentos. O esquema de corrupção não se trata de um caso isolado, está infiltrado por toda a administração federal e envolve diversos crimes como, por exemplo, corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa, formação de quadrilha, tráfico de influência, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica e falsificação de documento particular”, argumenta o Líder do PSDB, justificando a necessidade da aprovação do requerimento.

Secretaria dos Portos

Já a Secretaria Nacional dos Portos é suspeita de ter atendido pedidos de alguns dos personagens do esquema flagrado pela PF. Conversas interceptadas do diretor da Agência Nacional de Águas, Paulo Vieira, apontado como chefe do esquema, com o ex-senador Gilberto Miranda, revelam que o grupo tinha interesse em regularizar um empreendimento portuário na área de Santos (SP) chamado Complexo Bagres. Para tanto, reuniu-se com o número dois da Secretaria dos Portos, Mário Lima, secretário executivo. Vieira e Miranda queriam que a área onde o empreendimento será instalado fosse considerada de interesse público, requisito necessário para o licenciamento ambiental do projeto, pois a intenção era instalá-lo em uma área de mata atlântica.

“Os fatos revelados são extremamente graves, tornando-se imprescindível o convite para depoimento do secretário nacional dos Portos, para maior esclarecimento acerca de sua participação e de outros agentes públicos na organização criminosa que praticava fraudes contra a União”, defendeu o senador Alvaro Dias.

Pesar por Joelmir Beting

O Líder Alvaro Dias protocolou, na Mesa Diretora do Senado, requerimento solicitando um Voto de Pesar pelo falecimento do jornalista e comentarista Grupo Bandeirantes, Joelmir Beting. Como destacou o senador em seu requerimento, Beting participava diariamente do “Jornal da Band” e do “Primeiro Jornal”, foi âncora do “Canal Livre”, apresentado aos domingos, e fez comentários diários no canal BandNews, além dos programas “Jornal Gente” e “Três Tempos”.

“Joelmir Beting deixa uma lacuna irreparável no jornalismo brasileiro, e uma das frases mais emblemáticas do nosso futebol: Gol de placa. Deixo aqui meu adeus a um homem que sempre demonstrou todo seu talento, preparo, competência, decência, personalidade e coragem de opinar. Lamento sinceramente sua ausência”, afirma o senador Alvaro Dias no requerimento.

Artigo anteriorDiretórios do PSDB do Vale do Paraíba se reúnem amanhã
Próximo artigoCom crescimento pífio da economia e recorde de arrecadação, governo falha no equilíbrio das contas