Início Destaques PSDB debate fortalecimento da Federação

PSDB debate fortalecimento da Federação

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), chamou nesta segunda-feira (18), a sociedade brasileira para uma mobilização em recuperação dos estados e municípios e o fortalecimento da Federação.

A convocação do senador foi acompanhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os oito governadores do partido reunidos em Minas Gerais.

O apelo de Aécio foi feito durante entrevista coletiva que antecedeu o encontro Federação Já, em Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais.

Ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e dos governadores tucanos, o senador destacou a importância de defender a unidade e o equilíbrio federativos.

“O Brasil caminha quase que para se tornar um Estado unitário”, afirmou. “Federação é apenas uma palavra solta em um papel”, acrescentou.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lembrou que há duas décadas, em Poços de Caldas, foi lançada a moeda do Real, dando início ao conjunto de reformas que pôs fim à hiperinflação que atingia o país, deu estabilidade à economia e estabeleceu os pilares econômicos do país.

Emocionado, o ex-presidente destacou a necessidade de reforçar o compromisso pela defesa da democracia. “A luta agora é de mais democracia”, afirmou. “O Brasil cansou de um governo que só olha para si”, disse FHC

Aécio Neves lembrou que na mesma sala, 30 anos atrás, os então governadores de Minas e São Paulo, Tancredo Neves e Franco Montoro, assinaram o documento de mobilização nacional em apoio às eleições diretas.

Participaram da entrevista coletiva os governadores Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), José de Anchieta Jr. (RR), Siqueira Campos (TO) e Teotônio Vilela (AL), além de Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves.

Governadores reivindicam autonomia

Os oito governadores do PSDB Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), José de Anchieta Jr. (RR), Siqueira Campos (TO) e Teotônio Vilela (AL), que participaram nesta segunda-feira (18) do encontro Federação Já, Poços de Caldas +30 – em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, defenderam, durante entrevista coletiva, mais autonomia para os estados e municípios e o fortalecimento da federação.

“Quero aqui reiterar a relevância do encontro um tema que é o prestígio da federação”, afirmou Anastasia.

“O governo federal centraliza e isso não funciona”, acrescentou Alckmin.

“A federação não é escolha, em um país como o nosso que é extremamente diverso e desigual, é um apelo que a nação toda abraça”, completou Jatene.

Richa destacou que o Brasil avançou, desde o lançamento da “Declaração de Poços de Caldas” – primeiro documento público do Movimento das Diretas Já, em novembro de 1983 pelos governadores Tancredo Neves (MG) e Franco Montoro (SP) – , mas é preciso ainda mais. “O Brasil precisa avançar mais”, ressaltou, lembrando que há uma preocupação geral com a situação econômica e o crescimento pífio: “Há uma concentração de poderes em Brasília.”

Teotonio Vilela afirmou que os princípios da democracia e da federação precisam ser fortalecidos. “”Nós, do PSDB, temos a obrigação de oferecer [à população e ao país] um projeto que contemple a federação”, disse. “O povo não quer mais nada além do básico”, lembrou referindo-se à saúde, educação e segurança, além de infraestrutura.

Para Anchieta, a defesa do fortalecimento da democracia e da federação é “suprapartidária. É preciso reformar essa equação que leva à quebra do pacto federativo e tem prejudicado o Brasil”, disse. Siqueira Campos acrescentou que é fundamental iniciar um novo momento político no qual o “proibir seja substituído pelo consenso”.

Com informações do PSDB nacional 

Artigo anteriorSó 11% das escolas brasileiras têm laboratório de Ciências
Próximo artigoAlckmin destaca força do empreendedorismo