Foi aprovada na Câmara, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 138/2003, a chamada PEC da Juventude, que acrescenta o jovem entre aqueles aos quais a Constituição assegura prioridade em direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura.
Lobbe Neto (PSDB-SP), um grande defensor da Juventude na Câmara dos Deputados, encaminhou a votação do partido no sentido de aprovar a PEC.
O histórico de luta de Lobbe Neto pelos direitos da juventude se confunde com a própria trajetória do deputado na Câmara. Ele foi Presidente da Comissão Especial do Plano Nacional da Juventude e Vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas para a Juventude. Com a intermediação desta última foram criados a Secretaria Nacional da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude, através da lei 11.129, de 30 de junho de 2005.
Outra grande conquista do deputado foi o Parlamento Jovem Brasileiro, projeto de lei apresentado por ele em 2003, que tem por objetivo proporcionar aos jovens a vivência acerca da atividade parlamentar e sua importância para o exercício da cidadania de todos os brasileiros.
Segundo Lobbe Neto, o Congresso Nacional tem que prestigiar a juventude brasileira. “Há quatro anos estamos na expectativa de votação desta emenda constitucional neste Plenário, o voto sim colocará o jovem em nossa Carta Magna, em nossa Constituição brasileira”, comenta o deputado.
A PEC ainda tem quer ser aprovada em segundo turno na Câmara e depois segue para o Senado.