A Câmara promove até a próxima sexta-feira a 5ª edição do “Parlamento Jovem”, programa instituído em 2003 após aprovação de uma proposta do deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP). O evento tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático no Congresso Nacional. Ao longo desta semana, os jovens participarão de uma jornada parlamentar que inclui apresentação de projetos, debates e votação nas comissões e no plenário.
Segundo o tucano, a expectativa para os trabalhos desta semana é positiva. Lobbe destaca a oportunidade para os jovens conhecerem de perto o dia-a-dia parlamentar e a chance de votação de projetos de interesse social que podem até virar lei se forem acatados e, posteriormente, apresentados pelos deputados federais. “O objetivo principal é que os jovens experimentem o dia-a-dia dos parlamentares no desempenho de suas funções e saibam como é o processo legislativo”, apontou.
O evento reunirá 78 alunos do ensino médio com idade entre 16 e 22 anos, de escolas públicas e particulares. Os participantes foram selecionados a partir de inscrição de projetos de lei nas áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; além de educação, cultura, esporte e turismo.
Nessa segunda-feira, houve a abertura dos trabalhos com palestras sobre orçamento, processo legislativo e registro de candidaturas à Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Hoje será realizada sessão solene para a posse e uma comissão geral no plenário Ulysses Guimarães, além do início dos trabalhos nas comissões para análise dos projetos selecionados. Amanhã, dia 12, essas propostas serão votadas. No dia seguinte, os estudantes participam da gravação do programa Câmara Ligada, da TV Câmara, e definem a pauta das votações do Plenário para o dia seguinte.
Para o tucano, essa é uma oportunidade única desses jovens visitarem a Câmara e conhecerem os projetos de interesse social e os que são votados. “É importante esse diálogo com a juventude brasileira. Espero que eles levem essa experiência para os amigos e companheiros de classe em seus estados”, concluiu.