Início Tucanopédia Luiz Paulo Neves Nunes

Luiz Paulo Neves Nunes

Biografia

Luiz Paulo Neves Nunes nasceu em Santos, em 1980, filho do Portuário José Luiz de Oliveira Nunes e da Prof. Suzana Maria Neves Nunes, e desde cedo se destacou por seu interesse pela história e por questães cívicas.

É casado desde 2007 com a Profa. Alissandra Henrique, eles são pais de um menino, Ângelo.

Sua família materna é de São Vicente, onde seu Bisavô, José do Carmo Neves, Corretor de café, foi Presidente do Clube de Regatas Tumiaru, e seu Avô, José do Carmo Neves Filho, conhecido pelo carinhoso apelido de Zequinha também presidiu a agremiação, sendo uma destacada figura do cenário esportivo brasileiro como Técnico de Natação, dirigindo diversas equipes do país, como: Tumiaru, de São Vicente, Saldanha, de Santos, Náutico União, de Porto Alegre, Olímpico, de Maringá, Curitibano, de Curitiba, Aramaçã, de Santo André, Ass. Esportiva São José, de São José dos Campos, Pinheiros, de São Paulo e Unisanta, de Santos, onde encerrou sua carreira. Foi ainda o Técnico da Seleção Brasileira de Natação nos III Jogos Panamericanos, em 1959, realizados em Chicago, nos EUA.

Sua Família Paterna é de Santos, onde trabalharam em diversas áreas ligadas ao Porto de Santos, desde a Administração Portuária (seu Pai, José Luiz, é Fiel de Armazém aposentado), passado pela corretagem de café e importação e exportação de especiarias (seus Bisavós) e especialmente com Despacho Aduaneiro (seu avó, José Mendes Nunes Filho), que também fora Diretor, em várias oportunidades do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Seus pais, em sua juventude destacaram-se no esporte, especialmente na Natação.

Em 1979, Suzana e José Luiz, fixaram-se em São Vicente, onde Luiz Paulo realizou os seus estudos em nível fundamental e médio.

Foi segundo colocado no Concurso Jovem Cidadão promovido pelo Clube das Soroptimistas de São Vicente, SP, em 1996 e em 1997.

Por sua atuação e notório saber, em 1997 foi convidado pelo Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente – IHGSV, a assumir uma cadeira no Instituto, com apenas 16 anos, sendo até hoje, o mais jovem membro de todos os Institutos Históricos e Geográficos do Brasil.

Dando prosseguimento a seus estudos, entre 1998 e 1999 foi o Coordenador das Pesquisas Subaquáticas para a localização dos vestígios da primeira Vila de São Vicente. Desligou-se do IHGSV em 2002.

Admitido no Curso de Geografia da UNESP – Rio Claro, formou-se Professor e Geógrafo. Elegeu-se para vários órgãos colegiados desta universidade, exercendo por 4 anos mandatos como representante discente.

Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra ADESG, desde 2001, quando cursou o Ciclo de Estudos de Política e Estratégia, na Representação de Rio Claro, SP.

Membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros AGB, desde 2002.

Assessor da Prefeitura Municipal de Rio Claro, junto ã Secretaria Municipal de Ação Social, em 2003.

Colaborou para a doação, pela Fundação Roberto Marinho, da Coleção Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial, com cópias de gravuras das cidades coloniais brasileiras e CD, com textos e vídeos, para a E.E. Presidente Tancredo Neves, em Guarujá, SP, em 2003.

Com base em seus estudos escreveu o livro: Aspectos Geográficos das Toponímias Tupi, Hebraica e Árabe do Litoral Paulista, publicado em 2003 e classificado para a fase final do Concurso de História Colonial Sílvio Zavalla do Instituto Panamericano de História e Geografia da Organização dos Estados Americanos IPGH/OEA.

Tem Especialização em Política e Estratégia pelo Núcleo de Estudos de Política e Estratégia da Universidade de São Paulo NAIPPE/ USP e em Fundamentos da Educação, pelo Centro Universitário Monte Serrat, de Santos, SP.

Sua Dissertação de Mestrado, em Educação, aguardo agenda para qualificação.

Recebeu, em 2005, a Medalha do Mérito Cívico e Cultural, da Sociedade Brasileira de Heráldica, em reconhecimento, ao seu trabalho pelos estudos heráldicos no nosso país.

Já atuou profissionalmente em diversas escolas da Região, como as Escolas Estaduais: Vicente de Carvalho, Marcílio Dias, Primo Ferreira e em Colégio particulares, como: Objetivo (em Guarujá e Praia Grande), Colégio Adélia, Colégio Marista e na Faculdade Don Domãnico.

Professor Concursado da Rede Estadual de São Paulo, leciona na E.E. Profa. Thereza Silveira de Almeida, é concursado também no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, lecionando na Escola Técnica Estadual Alberto Santos Dumont, onde atua também como Coordenador do Ensino Médio.

É responsável pela disciplina Administração de Meios de Hospedagem, do curso de graduação em Turismo da Faculdade do Guarujá, vinculada a UNIESP União da Instituiçães Educacionais do Estado de São Paulo, em vias de obter o título de Centro Universitário.

Professor concursado da Prefeitura de Guarujá, aguarda a convocação para posse do Cargo.

Em 2009, começou uma nova experiãncia: o Rádio, desde fevereiro vãm participando semanalmente do Programa Debates da Guarujá, sob o comando do jornalista Ermínio Matos, na Rádio Guarujá AM (1.550 kHz), comentando os mais variados assuntos do cotidiano, desde política e economia, até música e folclore.

Tem ainda participaçães em diversos seminários, encontros, work shops, semanas de estudos, simpósios, palestras de caráter profissional, social e cultural, como pode ser visto em seu currículo disponível na Plataforma Lattes, do CNPq.

Estudioso dos problemas do Mercosul e entusiasta da iniciativa, conseguiu permissão para cursar, na plataforma on line, o curso: Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul; promovido pelo ILB (Instituto do Legislativo Brasileiro), a ser concluído até novembro de 2009.

Em 2009 também, tem a possibilidade de participar de dois cursos da Fundação Getúlio Vargas: Gestão Ambiental & Desenvolvimento Sustentável, e Metodologia do Ensino Superior.

Desde 2005 faz parte do Rotary Club de Guarujá Vicente de Carvalho, respondendo no atual ano rotário (2009 2010) pela presidãncia do seu Clube. É a pessoa mais jovem ã ocupar a presidãncia (29 anos no momento da posse) e é o segundo presidente mais jovem do Distrito 4420 de Rotary (que abrange a Baixada Santista, o ABCDMR e o sul da Cidade de São Paulo, num total de 70 clubes).

Sua filiação ao PSDB se deu em 2005, no Diretório Municipal de Guarujá. Nunca exerceu nenhum cargo na executiva municipal, mas sempre ofereceu ajuda para a estruturação de uma subseção do Instituto Teotônio Vilela em Guarujá. Articula, desde 2007, a criação, no âmbito do ITV, de um grupo de estudos e elaboração de projetos do PSDB para o Parlamento do Mercosul.

Participou, dentro da estrutura do PSDB, através do e-la
p, do Curso de Formação Política no primeiro semestre de 2009.

Artigo anteriorJulio Vieira Xavier
Próximo artigoEMANUEL PROPÕE A CRIAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE PARA SERVIÇOS DE SUPORTE À INTERNET