Em discurso no plenário da Câmara, o deputado Vanderlei Macris (SP) lamentou a tragédia da má gestão petista que coloca em risco a indústria brasileira e já repercute em estudos realizados por instituições internacionais.
“O relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ressalta que o Brasil não terá capacidade para atingir o nível de renda média dos países desenvolvidos nos próximos 35 anos”, destacou. “Já a consultoria estadunidense Boston Consulting Group (BCG) diz que o Brasil foi um dos países que mais perderam competitividade”, acrescentou o deputado.
Segundo Macris, o levantamento do BCG analisou a competitividade de 25 economias exportadoras e apontou que os custos da indústria brasileira eram 3% menores que os da indústria americana há 10 anos. De lá para cá, passaram a ser 23% maiores. “Faltou, por parte deste governo, planejamento, estratégia, investimento, que é o que cansamos de repetir”, afirmou. “Não há uma política de desenvolvimento estabelecida no nosso país. Trata-se da grande tragédia de uma gestão incompetente que leva o Brasil, cada vez mais, a condições piores”, completou.
O tucano destacou ainda a baixa pontuação do Brasil no exame internacional que avalia o nível de educação. Em 1º de abril, a OCDE divulgou o resultado Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) que testou a habilidade de estudantes de 15 anos em resolver problemas de raciocínio lógico relacionados a situações práticas do cotidiano. O país ficou em 38° lugar entre as 44 nações que tiveram a habilidade de seus estudantes avaliada. “Essa gestão não se preocupou em criar condições para um projeto de desenvolvimento nacional”, repetiu Macris.