Início Bancada Macris faz apelo para apresentação de relatório da PEC do voto aberto

Macris faz apelo para apresentação de relatório da PEC do voto aberto

Vanderlei MacrisA comissão especial que analisa a PEC do Voto Aberto (196/12) cancelou a reunião desta tarde para apresentação do parecer do relator, deputado Vanderlei Macris (SP). Da tribuna, o tucano lamentou o adiamento e fez um apelo para que pudesse apresentar o relatório ainda nesta quarta-feira (2).

“Seria importante que nós déssemos entrada no relatório para começarmos a discutir internamente a possibilidade real de termos a proposta para ser votada no plenário”, disse. Segundo o parlamentar, o documento está pronto para ser apresentado. A PEC, de autoria do senador Alvaro Dias (PR), estabelece voto aberto para perda de mandato de parlamentar nos casos de falta de decoro e de condenação criminal com sentença transitada em julgado.

“Vai parecer que estamos procrastinando, prorrogando uma decisão tão importante para a sociedade brasileira, que é o voto aberto para a cassação”, completou.

Em setembro, a Câmara aprovou uma PEC mais ampla sobre o assunto: a 349/01. A bancada tucana na Casa foi unânime ao apoiar a propostaa que acaba com o voto secreto em todas as deliberações do Congresso, das assembleias legislativas estaduais e câmaras municipais. O resultado foi consensual: 452 votos favoráveis e nenhum contrário. Já a PEC 196/12, como já foi aprovada pelos senadores, só precisa ser aprovada pela Câmara para ser promulgada.

No dia da votação, o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), lembrou que a Câmara cumpriu o que era esperado pela população desde a lamentável votação que manteve o mandato de Natan Donadon (sem partido-RO). “A Câmara feriu de morte a imagem do Parlamento ao permitir que um deputado condenado a 13 anos de prisão pudesse exercer a atividade parlamentar”, criticou na época.

Do Portal do PSDB da Câmara

Artigo anteriorAlckmin anuncia o primeiro crédito pelo Programa SAÚDE-SP
Próximo artigo“Brasil rebaixado, de novo”, análise do ITV