Foi aprovado, na Comissão de Viação e Transportes (CVT), requerimento do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) que solicita ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, informações relativas ao estudo do projeto de construção do Trem de Alta Velocidade (TAV).
Segundo o documento de Macris, até a presente data a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não publicou o edital do TAV, previsto para ser lançado em maio deste ano, provavelmente por aguardar os estudos que estão sendo realizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Seria muito importante que tivéssemos com esses estudos em mãos antes da audiência”, argumentou o deputado antes da votação do requerimento. Já o evento a que ele se referiu está marcado para o próximo dia 24, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
O Trem de Alta Velocidade ligará os municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, e terá 516 quilômetros de extensão. O projeto, cujo custo inicial previsto é US$ 11 bilhões, ganhou significativa relevância com a confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e a perspectiva de sediar também as Olimpíadas de 2016.