O prefeito Marco Aurélio recebeu em audiência na tarde desta quarta-feira (11), no Paço Municipal, engenheiros da Sabesp e da empreiteira que dará continuidade às obras de implantação da rede de esgoto no Município. No encontro, os técnicos definiram para a segunda quinzena de outubro o lançamento das obras complementares do programa Onda Limpa.
Nessa etapa o programa vai contemplar 8.956 moradias em 44 bairros itanhaenses, beneficiando uma população estimada em 45.000 moradores. A explanação foi feita pelo gerente local da Sabesp, engenheiro Fernando Ventura Doveri e foi acompanhada pelos secretários municipais Vinicius Camba (Serviços e Urbanização) e Cristina Toledo (Obras).
Uma das preocupações do prefeito é quanto ao reparo nas vias públicas após a realização das obras. Marco Aurélio é autor – quando vereador – da Lei 3.598/09 que institui prazo e pena para a empresa que venha executar serviços dessa natureza no Município. A empreiteira manifestou que todos os prazos serão cumpridos de acordo com a legislação vigente.
O prefeito sugeriu ainda que técnicos da empreiteira participem das audiências populares que integram o Programa Bairro a Bairro para orientar e conscientizar a população sobre as intervenções para a instalação da rede.
“Vamos trabalhar em conjunto com o cronograma da Sabesp. Enquanto a rede de esgoto vai sendo instalada, a Prefeitura prepara as obras de pavimentação, executa a manutenção de canais, valas e se empenha nas demais carências”, explicou o prefeito.
Após as obras complementares, está prevista a execução do Programa Onda Limpa 2, a partir de 2015, ao custo de R$ 694,6 milhões, chegando a 95% da Cidade. Os 5% restantes ficarão por conta das áreas com problemas fundiários, como as invasões em áreas verdes e ocupações irregulares em áreas privadas e cuja disputa estão na Justiça.