Início Notícias do PSDB Manobra do governo adia votação de reajuste para aposentados

Manobra do governo adia votação de reajuste para aposentados

Diário Tucano

Deputados do PSDB criticaram na última quarta-feira (14) a manobra da base governista para evitar a votação da medida provisória que reajusta em 6,14% os benefícios a aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo, beneficiando 8,3 milhões de pessoas. Sem acordo entre os partidos, a matéria tem previsão de ser apreciada apenas no dia 27.

O líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA) (na foto com o presidente da Câmara), apoia o reajuste de 8,7% proposto pelo DEM. Ele destacou ainda que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) concedeu aos aposentados um aumento real de 18,81%, enquanto o governo Lula, apenas 3,5%.É uma diferença brutal, comparou.

Queremos melhorar efetivamente o salário dos aposentados, reduzindo a diferença que o governo do PT fez crescer durante todos esses anos, acrescentou Almeida. Ele afirmou que o reajuste defendido pelo governo é uma promessa pela metade, já que o aumento está vinculado ao crescimento do PIB.

Para o líder da Minoria, deputado Gustavo Fruet (PR), há divergências no próprio governo. Ele lembrou que enquanto o líder do governo e relator da MP, Cândido Vaccarezza (PT-SP), fala em 7%, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defende os 6,14% originais. No final, o governo não vota nada. Se continuarmos nesse processo, poderemos chegar em junho com medidas provisórias não votadas e os aposentados ficarão sem nenhum reajuste”, alertou.

Outras votações – O Plenário aprovou na noite de hoje o regime de urgência para os projetos de decreto legislativo que autorizam a realização de plebiscito para a criação dos estados de Carajás e Tapajós, por meio de desmembramento do Pará. Os deputados acataram também, por unanimidade, o substitutivo ao projeto de lei que permite a pessoas com deficiência se aposentarem com menos tempo de contribuição à Previdência Social.

(Reportagem: Alessandra Galvão)

Artigo anteriorGeração da internet milita por resultados
Próximo artigoTSE autoriza PSDB fiscalizar dados da pesquisa Sensus