A integração metropolitana é tema recorrente nas oportunidades em que o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, encontra os colegas de Executivo em eventos na região. Na última semana, em debate promovido por uma emissora de televisão regional, Marco Aurélio encontrou-se com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, também do PSDB. Eles trocaram comentários sobre os primeiros dias de governo, elencaram as medidas prioritárias tomadas em relação à temporada de verão e ajustaram o discurso metropolitano para 2013.
“Expliquei ao Paulo Alexandre que Itanhaém vai trabalhar firme para consolidar as ações e objetivos da metropolização e que estamos à disposição das oito cidades para debater soluções para questões comuns, em especial o sistema viário, a saúde e a qualificação profissional”, ressaltou o itanhaense. Ele considera que falta ainda uma proximidade maior entre os nove chefes de Executivo e que é fundamental a retomada da ação denominada Agenda Metropolitana, lançada pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (CONDESB).
Marco defende que em 2013 o órgão priorize problemas regionais, como a saúde, que vai exigir cada vez mais das prefeituras, na medida em que a União diminui as suas responsabilidades. “Temos que levar em conta que a Baixada Santista, segundo dados do Governo do Estado, é a região que mais vai crescer em população nos próximos 10 anos. E isso certamente vai aumentar a demanda por saúde pública de qualidade”, finalizou o prefeito de Itanhaém.