
O prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), foi o entrevistado desta quarta-feira, 6, no programa Painel Regional, da TV Santa Cecília, onde afirmou que o foco do Governo Municipal está direcionado para os bairros. “Chegou a vez do lado morro”, garantiu o prefeito ao ser questionado pelo jornalista e apresentador do programa, Edgar Boturão, sobre as prioridades do seu governo neste ano. “Lado morro” é a denominação popular que recebe a parte da cidade situada entre a rodovia Padre Manoel da Nóbrega e a Serra do Mar, onde vive mais da metade dos moradores de Itanhaém. O programa teve como comentarista o engenheiro e professor Érico de Almeida, que traz a experiência de já ter sido secretário de Transportes em São Vicente.
Ao longo dos sessenta minutos do noticiário, o prefeito citou os investimentos que seu governo fará nas regiões mais carentes de Itanhaém, começando com o Programa Bairro a Bairro, que começa em março com serviços de urbanização, limpeza, manutenção de valas e canais, iluminação, entre outros, com prioridade também para a rede de coleta de esgoto e pavimentação. “O cronograma de obras está em vias de ser apresentado à comunidade, com muitas ações e investimentos por parte da Prefeitura e através de convênios com o Estado e com a União. É chegada a hora de direcionar a máquina pública para a urbanização dos bairros. É um processo de longo prazo, talvez não dê para sanar em quatro anos, porque Itanhaém tem 600 quilômetros quadrados de extensão. Mas é essencial que seja dado o primeiro passo”, anunciou Marco Aurélio.
Telespectadores de todas as cidades da região puderam encaminhar perguntas ao prefeito. Em uma delas, feita por um morador do Verde Mar (região do Loty), sobre o maior desafio que terá em seu mandato, Marco Aurélio respondeu que será a dificuldade em conciliar os investimentos públicos ao crescimento populacional. “A cidade cresce de forma surpreendente, em economia, mas em população, em demanda. Por isso precisamos fortalecer as parcerias com os governos Estadual e Federal. Já estamos agendando audiências com todas as esferas do poder para apresentar um pacote de projetos. Precisamos de convênios para pavimentar e urbanizar os bairros. Este é o meu compromisso“.