Com a sanção da lei 3885/2013, que fixa o orçamento de 2014, nesta sexta-feira (29), o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB) começa a colocar em prática o plano de metas aprovado pela população no ano passado, quando foi eleito com a garantia de ser “o prefeito dos bairros”. Ao reservar R$ 32 milhões para serviços e urbanização, o prefeito deixa claro que 2014 vai ser o ano em que Itanhaém começar a recuperar um atraso social de cinqüenta anos sem projetos permanentes de urbanização dos bairros mais carentes que, apesar disso, vivem amplo processo de expansão.
Em entrevista a jornal de abrangência regional nesta segunda-feira (02), Marco Aurélio citou mais uma vez a importância deste objetivo. “Para termos uma cidade melhor, primeiro precisamos ter bairros melhores”. Ele lembrou que o município foi prejudicado pela ausência de planejamento nas décadas anteriores, principalmente no auge do lançamento de loteamentos e formação de bairros, a partir de 1950. “Era uma época em que a divisão de lotes acontecia apenas no papel. O loteamento era só vegetação, não estava aberto, sem ruas, muito menos dotado da devida infraestrutura”, explicou.
O prefeito prosseguiu: “Ocorre que nestes últimos dez anos, Itanhaém está vivendo uma fase de expansão e forte ocupação. O custo de vida da Capital e ABC está forçando muitas famílias a procurarem o litoral e Itanhaém ainda tem imóveis relativamente baratos”. Ainda na entrevista, o prefeito explicou que os investimentos a partir de 2014 serão concentrados em drenagem, pavimentação, saneamento e cascalhamento de dezenas de ruas e avenidas, respeitando o mapa de concentração populacional. “Neste momento, o que os bairros mais precisam é de melhoria nas ruas. Já começamos este processo, com lançamento de bica-corrida em mais de cem ruas. A partir do próximo ano, este processo será acelerado”.
Outro item do orçamento priorizado em 2013 e que vai continuar em 2014 é a Saúde. Foram reservados R$ 54 milhões para o setor, fortalecendo o conceito da campanha “Mais Saúde nos Bairros”, que está revitalizando, ampliando e reformando todos os postos de saúde, além de fixar os médicos nestes postos e ampliar as equipes do Saúde da Família.
Contudo, o prefeito lembrou que, ao urbanizar os bairros, também está investindo em Saúde: “Vala aberta é problema de saúde pública. Por isso vamos implantar rede de esgoto e de água potável, canalizar e limpar as valas, reduzir a incidência de terrenos baldios, drenar águas servidas, tudo isso impacta positivamente na Saúde”.
Na entrevista, Marco Aurélio destacou que seu governo será marcado pelo desenvolvimento social. “Além de urbanizar os bairros carentes, trabalharemos forte no projeto Saúde nos Bairros, no projeto Educação do Futuro e melhoraremos o transporte público com o bilhete-único e a segurança com as câmeras de monitoramento”.
A lei que fixa o orçamento de 2014 pode ser conferida no link: http://www.itanhaem.sp.gov.br/secretarias/comunicacao/boletim/bo264/index.html.