A bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo (a maior, com 20 parlamentares) se reuniu nesta terça-feira (13/03) e elegeu o deputado Marco Vinholi novo líder do partido na Casa. Vinholi ressalta que “foi importante ter a unanimidade dos deputados indicando nosso nome como líder, vamos buscar sempre a unidade do partido, dando sequência ao trabalho do deputado Massafera”.
Já o deputado Roberto Massafera, atual líder, acredita que será uma fase muito importante para o próximo líder, “período em que teremos eleição para presidente, governador, senadores e deputados”. “É um período relevante para o partido, com nossa candidatura própria para dar sequência ao trabalho do governador Geraldo Alckmin”, afirma Vinholi.
O novo líder —
Marco Vinholi é administrador de empresas (PUC-SP). Iniciou a vida pública nos movimentos estudantis, como presidente do Centro Acadêmico Leão XIII (PUC), diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE) e União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi coordenador nacional de Empreendedorismo Juvenil, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e diretor do departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, órgão do Governo Federal. Em 2013, presidiu o Fundo Social de Solidariedade do Município de Catanduva. Em 2015, como diretor da secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, coordenou o Vivaleite, o maior programa de segurança alimentar da América Latina, que em 2018 comemora a marca histórica de 2 bilhões de litros de leite distribuídos desde sua criação. Assume como deputado em 2017. Já foi relator das CPIs da Cartelização da Citricultura e do Detran. É membro titular das Comissões de Finanças, Orçamento e Planejamento; de Educação e Cultura; de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Cidadania, Participação e das Questões Sociais; de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação; e Fiscalização e Controle. Em 2017, foi escolhido relator do Orçamento do Estado de SP designando e aprovando recursos para o exercício 2018, para os 645 municípios paulistas, tendo foco principal as áreas social, saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura.
É coordenador das Frentes Parlamentares em Defesa dos Estudantes, de Apoio de Combate ao Câncer e das Relações Exteriores.
Muito democrático fazer prévias para escolha dos candidatos. Deveria também para escolher os canditados a senador e presidente.