Início Notícias do PSDB Militância defende maior participação nas prévias

Militância defende maior participação nas prévias

A proposta de dar maior peso ao voto da militância nas prévias partidárias foi bem recebida pelos membros da Executiva Nacional nesta terça-feira. Pela proposta, os votos de militantes e mandatários teriam peso igual, de 50% cada.

“A democracia interna é um dos nossos principais valores e o PSDB tem uma militância ativa, que carrega nossas bandeiras e defende o partido e que deve ser ouvida no momento das decisões. É isso que o PSDB de São Paulo tem defendido e vai continuar defendendo na Executiva Nacional”, afirmou o presidente estadual do PSDB paulista, Marco Vinholi.

A proposta da Comissão Eleitoral das Prévias, cuja ideia de divisão em grupos foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira, prevê que os votantes sejam divididos em quatro grupos: um de filiados; um de prefeitos e vice-prefeitos; outro de vereadores, deputados estaduais e distritais; e o quarto grupo reúne governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais, ex-presidentes e presidente do PSDB. O assunto será tema de nova reunião no próximo dia 15 de junho, terça-feira.

A Comissão das Prévias foi formada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi; o senador Izalci Lucas; os deputados federais Pedro Vilela e Lucas Redecker; e o ex-deputado Marcus Pestana, sob a coordenação do ex-presidente nacional do PSDB, José Aníbal.

As primárias estão previstas para o dia 21 de novembro. A ideia é que haja representação da diversidade dos filiados em todo o país, reforçando a conexão direta entre o candidato e o eleitorado, e das visões municipais, estaduais e federativa.

De acordo com o novo calendário aprovado pela Executiva, os candidatos farão suas inscrições em 20/09, com início dos debates em 18/10. As prévias serão realizadas no dia 21/11 e um eventual segundo turno, em 28/11.