Início Destaques Congresso reúne mais de 800 em São Paulo

Congresso reúne mais de 800 em São Paulo

A abertura do Congresso Estadual do PSDB foi realizada na noite desta segunda-feira, 28

Na noite desta segunda-feira, 28 de janeiro, mais de 800 filiados ao PSDB e lideranças tucanas de todo o Estado e de diversas partes do Brasil estiveram reunidos para abertura oficial do Congresso Estadual do partido, instalado no último dia 2 de janeiro e com duração até o dia 7 de abril.

O evento lançou oficialmente o site (www.congresso.psdb-sp.org.br), que receberá as propostas dos filiados do dia 1º a 28 de fevereiro. A unidade e o fortalecimento do partido estiveram presentes nos discursos de todas as lideranças que falaram aos presentes. O Congresso se baseia em três eixos principais – reforma estatutária, instalação de um código de ética e discussão da carta programa do partido.

“Militante tem que participar das decisões do PSDB sempre e o partido também deve lembrar de todos os filiados sempre, não só em época de eleição. Hoje é um dia muito feliz para mim. Queremos um PSDB de base, de volta às raízes. O PSDB da época de nosso saudoso Mário Covas. Vamos nos unir e renovar o que for preciso; aqui não é partido de mensalão, nem de mensalinho. Não temos do que nos envergonhar”, disse o presidente do diretório estadual do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias. Antes de abrir o evento, Tobias pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas da tragédia de Santa Maria (RS).

Paulo Mathias, presidente estadual da Juventude do PSDB-SP e secretário geral do Congresso, disse que quer “um Brasil com justiça social, uma nação ajustada, um país decente. Um Brasil à altura de todos os brasileiros”. “Agradeço a todos os envolvidos na montagem deste evento. Estes que vocês estão vendo aqui hoje representam a luta deste partido. Meu muito obrigado”, disse Mathias.

“Somos o partido da ética, da igualdade, da Democracia. Herdeiros das melhores tradições. Somos um partido de tradição e que olha para o futuro”, disse o senador Aloysio Nunes.

“Sugiro que a direção se debruce sobre os temas políticos e submeta ao partido uma proposta inicial, para que tenhamos uma decisão democrática. O PSDB tem que ser um partido de todos. Somos um partido de uma grande tradição democrática. Vamos discutir aquilo que diz respeito à sociedade. Unidade é todos nós defendermos o nosso governo, o governo Alckmin”, afirmou Nunes.

Sistema eleitoral

O ex-governador de São Paulo, José Serra, foi uma das lideranças que deu sua contribuição no início do Congresso Estadual. Ele ministrou palestra sobre o sistema eleitoral brasileiro e se colocou à disposição do partido e do Congresso.

“A reforma política tem sido objeto de muita fala, mas muito pouco se caminhou a este respeito. Quando eu era deputado, e líder do PSDB, falei muito sobre o assunto e acabei fazendo um livro sobre o tema”, disse Serra. “O Sistema Eleitoral Brasileiro tem defeitos cruciais: é caríssimo, falta ligação entre o eleito e o eleitor – cerca de 70% das pessoas não se lembram em quem votou para deputado na eleição anterior -, e os partidos tendem a se enfraquecer com a quebra deste vínculo”, continuou.

“Pedro Tobias, eu me coloco à disposição do Congresso na fase de avaliação das propostas, e no que mais puder ajudar – à distância ou pessoalmente”, disse Serra ao encerrar sua palestra.

Para ver as fotos do evento de abertura CLIQUE AQUI.

Artigo anteriorIntransigência de Dilma causa constrangimento no BC
Próximo artigoPaulo Vieira recebe censura ética por acúmulo de cargos públicos