Início Destaques Morre o ex-deputado Mendes Thame, fundador do PSDB

Morre o ex-deputado Mendes Thame, fundador do PSDB

Morreu hoje, em Piracicaba, o ex-deputado federal Mendes Thame aos 75 anos. Ex-prefeito de Piracicaba, Thame foi fundador do PSDB e presidente estadual do partido em São Paulo por três mandatos.

Referência moral e dono de uma mente brilhante, Thame foi eleito para sete mandatos como deputado federal. Entre seus projetos, está o que criou a figura do MEI (Microempreendedor Individual) e que possibilitou que milhares de brasileiros que trabalham por conta própria passassem a ter direito à aposentadoria, pensão e licença maternidade, por exemplo.

Mendes Thame também foi professor universitário, atuando no departamento de Economia, Administração e Sociologia no campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba. Atualmente, Thame estava filiado ao Partido Verde (PV).

Thame era casado com a secretária de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba, Nancy Thame, e deixa uma filha.

Em nota, o presidente estadual do PSDB-SP, Marco Vinholi, lamentou o falecimento do parlamentar. “Os sentimentos de todo o PSDB de São Paulo pelo falecimento do ex-presidente estadual Deputado Mendes Thame. Referência intelectual no setor sucroenergético, referência moral na política”, disse.

HOMENAGENS

Thame foi homenageado por diversas lideranças tucanas. O presidente nacional do partido, Bruno Araújo, afirmou que ter tido Thame entre seus fundadores foi uma honra.  “É uma honra para o PSDB ter tido em Thame um dos construtores da reconhecida qualidade das bancadas do partido na Câmara Federal. Compartilhava suas ideias, ensinava ao mais jovens (fui um deles) e, sem propagandear, dava exemplo de comportamento na vida pública. À @nancythame e à família, nossos mais sinceros e profundos sentimentos. Em nome de todo o PSDB, reafirmo aqui nosso imenso agradecimento por tudo que Thame fez pelo partido, por Piracicaba, por São Paulo e pelo Brasil!”

O deputado Mendes Thame esteve com Carlos Roberto neste final de semana

O senador José Serra, que esteve com Thame durante seus mandatos como constituinte e na fundação do partido, também lamentou a morte. “Lamento a morte do meu amigo e companheiro de vida pública, Mendes Thame. Estivemos juntos na fundação do PSDB, na Assembleia Constituinte de 1987 e em tantos outros momentos. Homem íntegro e competente, fez a diferença em todos os cargos que ocupou. Meus sentimentos à família.”

Também o deputado federal Vanderlei Macris homenageou o ex-parlamentar. “Minhas sinceras homenagens ao amigo, professor, ex-prefeito e ex-parlamentar, Mendes Thame, que nos deixou hoje. Foi um grande homem público. Conhecedor profundo dos temas de saneamento. Sério e competente, uma das mentes regionais que abrilhantou seu tempo. Tive a honra de ser seu parceiro, como deputados, por muitos anos em grandes lutas durante a vida pública. Vai fazer muita falta. Meus sentimentos a todos os amigos e familiares”. “

Artigo anteriorNota de Pesar pelo falecimento do ex-deputado Mendes Thame
Próximo artigoAberto ao diálogo, João Doria defende pacificação do país