Início Notícias do PSDB Mourão defende mais mudanças sobre áreas de risco

Mourão defende mais mudanças sobre áreas de risco

Coordenador do partido nas discussões da MP 547, deputado considera insuficientes medidas propostas pelo Governo

O deputado federal Alberto Mourão (PSDB/SP) promete engrossar a fileira de parlamentares dispostos a substituírem a Medida Provisória 547/11, quecria o cadastro nacional de municípios com áreas de risco de deslizamentos, pelo projeto de lei de conversão, apresentado pelo relator da matéria, deputado Glauber Braga (PSB/RJ). Coordenador da bancada do PSDB nas discussões dessa MP, Mourão considera a proposta do relator “bem mais abrangente e importante para o País” que o contido na medida expedida pelo Governo.

A MP 547 recebeu nada menos que 50 emendas. O projeto lido pelo relator em sessão extraordinária na manhã desta quarta-feira (29),acolheu 24 emendas e, entre as propostas, cria um sistema nacional e um fundo de Defesa Civil.

Prevenção – Mourão considera o projeto um avanço porque pode garantir a prevenção contra tragédias.  Além de criar um fundo, estabelecendo obrigações – o que evitará desvios no uso das verbas, como ocorreu recentemente nas tragédias da região serrana do Rio de Janeiro – a proposta prevê ações antecipadas, como o controle de invasões: “Isso é essencial, tanto que implantamos esse trabalho em Praia Grande, quando fui prefeito porque, depois da área invadida, não adianta mais buscar prevenir tragédias em áreas de risco”.

Para o deputado, a MP do Governo praticamente se limita a cadastrar as áreas. “Aprovar o projeto de conversão será um grande avanço para todo o País justamente porque trabalha com a prevenção até de forma educacional, com a instituição de disciplina na grade curricular que desperte as pessoas para a cidadania, fazendo entender a responsabilidade de cada cidadão para evitar tragédias, a começar pela disposição do lixo que produz”.

 

Artigo anteriorPEC do deputado Orlando Morando que pede Ficha Limpa para todos cargos públicos é aprovada na Assembleia Legislativa
Próximo artigoMassafera defende ITA em Araraquara