Nos próximos 40 dias, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, quer discutir e implementar diversas ações ambientais na cidade visando a limpeza pública e melhoria do aspecto urbano. A intenção foi manifestada durante visita à Secretaria de Meio Ambiente (Sema), ocorrida nesta quinta-feira, 17. Mudar a área de transbordo do Jardim Glória para outro bairro (transformando o local atual em área de lazer), incentivo à reciclagem e o descarte de lixo serão algumas das metas desta Administração Municipal.
A educação ambiental será a estratégia a ser utilizada para disciplinar o cidadão ao comportamento correto, especialmente com o descarte de lixo. Para isso, o prefeito Mourão quer usar a comunicação como ferramenta de conscientização. “Entre as ações, podemos criar um vídeo para que o munícipe saiba, por exemplo, onde pode descartar um sofá ou uma geladeira velha, além de outros materiais, evitando que façam isso em terrenos baldios, canais e nas ruas”, disse.
Para Mourão, a integração entre as secretarias será fundamental no cumprimento de metas e para ações conjuntas, para que todas estejam envolvidas nas propostas. “A ideia é criar uma comissão de secretarias para definir quais são as atribuições de cada uma. Não é possível mais termos áreas de trabalho esquecidas dentro da Administração”, considerou.
A criação de novos pontos de descarte de lixo além de outros serviços que podem ser acessados pelo cidadão são informações que também poderão ser levadas à população por meio dos agentes comunitários de saúde. Na opinião do prefeito, o ato de informar o munícipe sobre o devido cuidado com o meio ambiente também representa uma ação de saúde. “Esses profissionais podem ser úteis também na educação ambiental daqueles que visitam diariamente. Eles não estão lá só para marcar consulta e outros serviços, mas podem colaborar para que os pacientes não sejam vítimas de seus atos irregulares, como jogar lixo em local indevido”, salientou Mourão.
O bairro Glória, que está entre os que mais apresentam problemas ambientais, vai receber grandes melhorias. Além da instalação de um centro de treinamento de futebol, em parceria com o Instituto Neymar (que vai funcionar no antigo campo do Grêmio), o bairro terá sua área de transbordo transferida para outra região, ainda não definida. O local, que já abrigou o aterro sanitário municipal, será transformado em um centro de lazer. “O canal que margeia a área também deve ser urbanizado e a comunidade instalada à beira do canal deve ser removida para outra área, com melhores condições de vida”, enfatizou.
O prefeito encerrou a visita pedido apoio e envolvimento maior dos servidores públicos, para que o plano de governo na área ambiental seja cumprido a contento.
O secretário de Meio Ambiente, Eduardo Xavier, disse estar animado com os desafios a serem enfrentados e que vai se empenhar para que o Município avance na área, em sua gestão . “Além das ações previstas, queremos ter uma cidade mais verde e arborizada. Para isso, vamos ampliar o plantio de espécies próprias à área urbana, que não prejudique a circulação e que não cause problemas às redes elétrica e subterrâneas, deixando a cidade mais bonita e organizada”, afirmou.