O candidato do PSDB à Prefeitura de Praia Grande, Alberto Mourão, proferiu palestra, na noite de ontem, 17, para alunos da Faculdade Unidez Porto Sul. Recebido por Fabio Comitre Rigo, diretor de Relações Institucionais da unidade de ensino, Mourão falou para um público atento sobre Ética e Cidadania e expos os principais pontos de seu plano de Governo.
O público, formado por estudantes dos cursos de Logística, Recursos Humanos, Administração e Comércio Exterior, ouviu a explanação por duas horas e participou mais ativamente quando o tema abordado foi Transporte Público. O candidato destacou a necessidade de realização de uma pesquisa Origem-Destino no município para que o sistema seja modificado. Afirmou que os problemas são gerados principalmente pela explosão populacional da cidade que, nos últimos oito anos – quando foi realizado o ultimo levantamento junto aos usuários do transporte coletivo – recebeu cerca de 80 mil novos moradores.
Mourão iniciou sua palestra falando sobre Ética e Cidadania. Explicou que a cada eleição a democracia pode ou não ser fortalecida: “Se as pessoas elegem quem apresenta propostas inexequíveis, o processo democrático não evolui porque a população fica desestimulada a participar ao ver que os projetos não foram concretizados.” Explicou que aí se incluem promessas de redução da tarifa do transporte, que não levam em conta o custo tarifário e apenas iludem os eleitores.
“O compromisso do governo ético é falar a verdade e não aquilo que as pessoas querem ouvir”, declarou. Para Mourão, ética “é libertar as pessoas”. Para ele, uma das principais formas de tornar as pessoas livres é o investimento em Educação, que dá “consciência e discernimento para que se gerencie a própria vida”.
Em seguida, o candidato abordou questões sobre mercado de trabalho, profissionalização, globalização e emprego. Afirmou que a cidade tem que encontrar sua vocação, dentro dos cenários regional, estadual e nacional e planejar seu crescimento, revisando seu Plano Diretor, dentro da nova ordem mundial.
Mourão assegura que, se eleito, continuará priorizando a Educação. Pretende municipalizar 100% do ensino fundamental e agir para a ampliação e aperfeiçoamentos do ensino médio e dos cursos técnicos e profissionalizantes. “Muitas vezes não é o emprego que falta, mas sim a qualificação do trabalhador.”
O tema Meio Ambiente também foi abordado por Mourão, que explanou seu projeto de criação da Central do Verde, para deposição, tratamento e destino para os lixos orgânico, reciclável e o inerte (como o de material de construção) e para funcionamento da chamada “logística reversa”, pela qual o fabricante toma de volta seus produtos depois de descartados, como pneus, pilhas e componentes eletrônicos.
Por fim, o candidato abordou sua crença no programa Saúde da Família, afirmando que pretende aumentar o número de médicos de forma a que as equipes tenham um número menor de pessoas para atender, o que agilizará os serviços. Na área da Saúde, falou também de seus projetos para ampliação do número de consultas especializadas e da implantação de centros de fisioterapia, imagem, hemodiálise e de odontologia.