O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, pleiteou a implantação do Ensino Médio Integrado com o Técnico à superintendência do Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no Estado de São Paulo. O projeto prevê a construção de quatro prédios para a instalação dos cursos, com estimativa de início das obras para 2014.
A reunião aconteceu na última sexta-feira, 11, na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra) de Praia Grande, Nilson Carlos Duarte da Silva; da superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; e do gestor de parcerias e convênios do Centro Paula Souza, André Falchi Bueno.
De acordo com Nilson, a reivindicação tem como objetivo atender a uma demanda existente no Município. No final do ano passado, segundo o secretário, foi realizada uma pesquisa junto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal para saber se havia o interesse em cursar o Ensino Médio integrado ao Técnico. “Apuramos que 80% de um total de 2.098 alunos têm interesse na integração. Isso vai possibilitar não só que o Município ofereça um ensino médio de qualidade, aliado ao Ensino Técnico, mas também que o aluno já se prepare para o Vestibular, caso seja essa sua opção”.
Atualmente, o aluno que frequenta um curso técnico deve simultaneamente frequentar as aulas do Ensino Médio regular.
Conforme o projeto apresentado por Mourão, a Prefeitura de Praia Grande ficaria responsável pela construção de quatro prédios, onde as unidades de ensino serão instaladas, enquanto o Centro Paula Souza ficará responsável pela infraestrutura. “Pelo projeto-piloto, o início da construção de um dos prédios está previsto para 2014, criando inicialmente três salas. A ideia é atender 2.500 alunos”.
De acordo com o prefeito Alberto Mourão, é importante que o estudante possa ter a opção de cursar o ensino médio junto ao técnico, sendo preparado mais rapidamente para o mercado de trabalho. “As vocações naturais de nossa região exigem conhecimentos muitas vezes adquiridos no ensino técnico. Os cursos administrados pelo Centro Paula Souza são de qualidade e preparam nossos jovens para o mercado”.
Uma comissão foi formada para analisar a estrutura dos prédios construídos pela Administração e nas próximas semanas um convênio deverá ser assinado entre a Prefeitura e o Centro Paula Souza. “O objetivo é dar continuidade ao trabalho de ensino com qualidade. Trata-se de um grande avanço, que vai beneficiar alunos de Praia Grande e também das cidades vizinhas”, afirmou Nilson.