
Em visita à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra), nesta quarta-feira (23), o prefeito de Praia grande, Alberto Mourão, destacou a geração de empregos e incentivos aos empreendedores individuais como algumas de suas prioridades. Para isso, pretende mapear as atividades produtivas existentes no Município e anunciou que no próximo mês deve encaminhar à Câmara Municipal documento incentivando a regularização desses empreendedores.
O chefe do Executivo estima que o Município deve contar atualmente com cerca de mil empreendedores individuais que poderão fomentar seus negócios, por isso quer encaminhar ainda em fevereiro uma lei que proporcionará direitos e garantias. “Com esta regularização eles terão o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e contribuirão com a Previdência Social, por exemplo. A ideia é que a gente regularize essa situação dentro dos limites da questão ambiental, da segurança e do respeito às pessoas jurídicas que têm funcionários. Assim estamos ajudando estes empreendedores a progredir e consequentemente desenvolvendo a economia no Município”.
Para o prefeito, a recém-criada pasta tem o dever de pensar na Cidade com planejamento e pediu a colaboração dos funcionários nesse sentido. “Épreciso agregar valores a essa secretaria, encontrar meios de ajudar o pequeno e médio empresário a formatar propostas que levem o Município a perderesse estigma de que vive apenas de uma matriz econômica”, destacou.
Alberto Mourão foi enfático ao dizer que o Município precisa interagir com grandes vetores econômicos regionais. “Precisamos criar modelosadequados de atração e passar a ser uma opção, discutindo com as indústrias e empresas que se instalam em todo o País”, completou.
Entretanto, uma das preocupações de Mourão é com relação à mão de obra, uma vez que não adianta existir um projeto na área turística, se nãohouver profissionais preparados. Mencionou o exemplo de uma indústria que, entre se instalar em uma cidade com incentivos fiscais e outra com mão de obraqualificada, optou por se instalar na que tinha profissionais preparados. “Aqui, temos uma lei de incentivo fiscal, mas quando falamos em mão de obra a coisacomplica. Sabemos que muitas empresas deixam de se instalar em Praia Grande também por falta de pessoas qualificadas. Precisamos mudar isso”.
O chefe do Executivo explicou que a nova secretaria, anteriormente chamada apenas de Relações de Emprego e Trabalho, surgiu ao analisar asreais necessidades da população. “Foi assim que resolvemos dar uma repaginada na secretaria, acrescentando as áreas de Ciência e Tecnologia. E um doscaminhos para atender essa necessidade é a criação do Centro Tecnológico, atendendo também ao pequeno empreendedor”.
A relação com outras áreas da Administração, como Educação, também foi destacada ao falar do projeto de Integração do Ensino Médio ao Técnico.“A ideia é construir quatro prédios, com parcerias com o governo estadual ou federal. Daqui a 4 ou 5 anos teremos pessoas com boa cabeça, boas ideias”,previu Mourão.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho, Nilson Carlos Duarte da Silva, o trabalho a ser desenvolvido pelanova pasta vem ao encontro dos anseios da população. “Dinamismo e empreendedorismo são características fundamentais para o bom desenvolvimento deuma Cidade. Espero conseguir agregar ao trabalho que já vem sendo desenvolvido em Praia Grande nesta área”.