Início Destaque Lateral Home Mourão reivindica vara da Justiça Federal em Praia Grande

Mourão reivindica vara da Justiça Federal em Praia Grande

Alberto Mourão, prefeito de Praia Grande, reivindica instalação de vara da Justiça Federal na cidade

O prefeito Alberto Mourão visitou, na manhã desta sexta-feira (11), o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargador Newton de Lucca. O objetivo do encontro foi solicitar a instalação de vara da Justiça Federal em Praia Grande.

Em ofício entregue ao desembargador, o prefeito justifica a necessidade de instalação da vara, mostrando informações relativas ao crescimento populacional e desenvolvimento econômico da Região Metropolitana da Baixada Santista, e destaca dados de um relatório estatístico publicado pelo Tribunal Regional Federal em outubro de 2012. O relatório aponta que, nas sete varas da 4ª Subseção – Santos, tramitavam 44.996 processos nos quais o Judiciário Federal foi instado a decidir sobre questões relativas a vários ramos do direito, inclusive o previdenciário.

Ainda de acordo com o ofício apresentado, “o volume de demandas é crescente e a tendência é de que os litígios se avolumem na mesma proporção do aumento do número de habitantes e do desenvolvimento econômico que começa a extrapolar a cidade de Santos, alcançando São Vicente, Praia Grande e as demais cidades do Litoral Sul em razão do pré-sal”.

O ofício destaca também a futura instalação do Complexo Aeroportuário do Andaraguá, que está em fase de liberação ambiental, onde está prevista realização de atividade alfandegária, e também a solicitação enviada por Alberto Mourão ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para a implantação de uma Zona de Processamento e Exportação (ZPE), destinada a instalação de empresas voltadas para ao comércio Exterior.

Outras justificativas foram dadas pelo prefeito para a instalação dessa vara no Município: “Esse órgão poderá atender também a área continental de São Vicente, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, totalizando aproximadamente 610 mil residentes nessa região. Além disso, a cidade registra um crescimento populacional médio de 5% ao ano, enquanto o aumento médio no Brasil, apontado pelo IBGE em 2010, foi de 1,17%”.

De acordo com Mourão, o encontro foi positivo. “Fiquei muito satisfeito e com esperança de que a instalação seja concretizada, já que as razões foram bem fundamentadas e compreendidas pelo desembargador Newton de Lucca, que se comprometeu a levantar os números de feitos demandados pela Justiça Federal em toda a região”.

Artigo anteriorCarlos Roberto volta à Câmara dos Deputados
Próximo artigoMais uma oportunidade de trabalhar por Guarulhos