O município de Caçapava ganhou um novo acesso neste domingo, 29, pela rodovia Carvalho Pinto (SP-70). O Trevo de Caçapava Velha, localizado no km 121,3, beneficia cerca de 85,3 mil pessoas, entre moradores e trabalhadores da região. Passam por lá diariamente cerca de 16 mil veículos. Uma outra boa notícia é que a conclusão da obra foi antecipada em 15 meses pela concessionária Ecopistas, sob fiscalização e gerenciamento da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).
Durante a inauguração, o governador Geraldo Alckmin falou da importância da obra. “Caçapava Velha não tinha acesso à Carvalho Pinto, tinha esse túnel, mas não tinha acessos, agora passa a ter quatro acessos, que vem de São Paulo, entra direto em Caçapava Velha ou Caçapava, quer ir para o Rio de Janeiro, Taubaté, pega direto a Carvalho Pinto, quer ir pra Dutra pega direto, quer ir para São Paulo pega direto”.
Entenda a obra
O trevo é composto por quatro alças de acesso que interligam a Carvalho Pinto à Estrada Municipal Professora Olívia Alegri. São duas alças de acesso em cada sentido da rodovia, uma de saída e outra de entrada. Há também dois retornos na estrada municipal que permitirão o deslocamento dos usuários para os sentidos interior e capital da Carvalho Pinto. São, no total, dois quilômetros de alças. Antes não havia qualquer ligação entre as duas estradas.
Os R$ 3,8 milhões investidos foram provenientes da arrecadação de pedágio. Além disso, Alckmin já anunciou outra importante obra. “Nós vamos sair cinco quilômetros depois da Dutra, lá depois de Cataguá. Então quem for para Ubatuba já pega aqui a Carvalho Pinto, já sai mais perto de São Luis do Paraitinga. Nós vamos começar em 15 dias, já está dada a ordem de serviço, passou as festas as máquinas já estão lá”.