Início Notícias do PSDB Mutirão contra o Aedes Aegypti mobiliza 120 municípios neste sábado (27)

Mutirão contra o Aedes Aegypti mobiliza 120 municípios neste sábado (27)

A campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” mobilizou 120 cidades em todo Estado neste sábado, 27. No total, estima-se que 16 mil profissionais e cidadãos participaram dos mutirões nesses municípios, colaborando com a atuação dos agentes de saúde e de controle de vetores.

A mobilização contou com a participação de Geraldo Alckmin. O governador acompanhou a eliminação de criadouros e colaborou com as ações realizadas pelos agentes da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), em Nantes, região de Presidente Prudente.

“Estamos realizando o mutirão em vários municípios do Estado. Já foram vistoriadas 6,2 milhões de residências, indústrias e comércios. Nós vamos expandir esse trabalho, pois a partir de agora passamos a pagar R$ 120 por  sábado trabalhado para os agentes de saúde. As prefeituras estavam com dificuldade financeira, então o Estado vai pagar o agente de saúde. Nós esperamos ter 38 mil agentes de saúde, todos os sábados. O combate é agora, no verão. O calor e a chuva fazem com que o mosquito se prolifere, no outono e no inverno tende a cair. Então, faremos todo o empenho possível nesse período”, afirmou Alckmin.

As ações incluíram a varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

Campanha 

Desde janeiro a Secretaria de Estado da Saúde vem promovendo mutirões e ações de controle de vetores nos municípios paulistas. No total, até o dia 25 de fevereiro, cerca de 6,2 milhões de imóveis foram visitados, o que corresponde a 38% de todas as propriedades do Estado.  No entanto, os agentes têm encontrado dificuldades em vistoriar alguns imóveis. Cerca de 40% deles estavam fechados ou o morador não autorizou a entrada.

Médicos de todo o Estado também estão sendo treinados para que eles atuem como multiplicadores de informação para os demais profissionais de saúde de suas regiões. A expectativa é que ainda no primeiro trimestre do ano todos os médicos que atuam em locais de pronto-atendimento tenham passado pelo treinamento.

Além disso, na última segunda-feira, 22 de fevereiro, por meio do Instituto Butantan e da Secretaria de Estado da Saúde, foi iniciada a terceira e última fase de testes clínicos da primeira vacina brasileira contra a dengue. Saiba mais.

“A boa notícia é a vacina. Começamos a vacinar as pessoas no Hospital das Clínicas. O objetivo é vacinar 17 mil voluntários em 12 estados brasileiros, Após aprovado pela Anvisa, nós já poderemos fabricar a vacina, a primeira do mundo que protege contra os quatro tipos de dengue”, explicou o governador.

 Adesão 

Ainda nas ações voltadas contra o Aedes, um programa inédito da Secretaria de Estado da Saúde garantirá R$ 120 para cada agente das prefeituras paulistas que atuem aos sábados para combater o mosquito. Com a iniciativa, as cidades que aderirem à campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” receberão repasses do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de diárias aos profissionais.

O município interessado em participar deverá assinar um Termo de Adesão, indicando o número de agentes e de supervisores mobilizados na campanha em sua jurisdição. Feito isso, cada prefeitura deverá garantir que esses profissionais realizem o trabalho de campo durante todos os sábados, contando o primeiro a partir da data de assinatura do termo até o último sábado de abril de 2016.

Do Portal do Governo do Estado

Artigo anteriorA favor do Brasil
Próximo artigo“País não aceitará qualquer tentativa de interferência na autonomia da PF”, diz Aécio