Governador visitou competição realizada em São Paulo nesta quinta-feira
Em visita nesta quinta-feira (13) à Competição WorldSkills, realizada em São Paulo e considerada a maior disputa de educação profissional do mundo, o governador Geraldo Alckmin comentou sobre o incentivo que a disputa proporciona à educação de jovens e sobre o “legado” que o evento deve deixar. “É um estímulo ao jovem, ao seu estudo, pesquisa, criatividade e inovação”, disse.
A 43ª edição da disputa reúne cerca de 1.200 competidores de 63 países no Anhembi Parque, abrangendo Pavilhão de Exposições, Sambódromo e Palácio de Convenções.
“Esse é o maior evento da história do Anhembi. É uma cidade verdadeira com máquinas e equipamentos trazidos do mundo inteiro. Vemos aqui o interesse dos jovens pelas várias formações técnicas”, complementou o governador.
São participantes com idades entre 16 e 22 anos que simulam desafios de suas profissões, cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas na execução de tarefas específicas.
Importância da educação profissional
De acordo com a organização da WorldSkills 2015, um dos intuitos principais do evento é promover a importância da educação profissional como instrumento de transformação socioeconômica.
“É um reconhecimento aqueles que se dedicam à formação técnica responsável por avanços importantes na indústria, no serviço, comércio e agricultura”, disse Alckmin.
Quem está à frente da edição brasileira é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Senai. Cerca de 17 mil pessoas estão envolvidas na organização da competição, que espera receber 200 mil visitantes ao longo dos dias de evento.
O Brasil compete com alunos do Senai e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), escolhidos na Olimpíada do Conhecimento, realizada no país e seleciona os mais bem colocados para participar da etapa internacional.
Do Portal do Governo do Estado