Início História Nascia um novo partido

Nascia um novo partido

1º Congresso Estadual do PSDB

Em protesto ao clientelismo instituído no País, Franco Montoro tornou-se porta-voz dos anseios do PSDB com a com a frase: “Longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, nasce o novo partido”, servindo de epígrafe para o Manifesto do Partido da Social Democracia Brasileira -, nome escolhido pela maioria dos presentes ao Ato de Fundação, realizado no Congresso Nacional no dia 25 de junho de 1988, em Brasília.

Sob o entusiasmo de 1.178 pessoas, entre as quais o ex-governador Franco Montoro; o senador Mario Covas, ex-líder da maioria na Assembléia Constituinte; o ex-ministro Sérgio Motta; o então senador Fernando Henrique Cardoso e o senador José Richa, aconteceu a fundação. Subscrito por 40 deputados e oito senadores, o Manifesto da SocialDemocracia Brasileira convocava o povo brasileiro a prosseguir na luta por mudanças sociais e políticas e definia os princípios e objetivos do PSDB.

Integrada por 11 membros, a Comissão Diretora Nacional Provisória decidiu adotar um sistema de rodízio para a presidência do partido, a começar pelo senador Mario Covas. Foi também aprovada a formação de Comissões Diretoras Regionais Provisórias em nove estados.