Mais de 100 pessoas, incluindo prefeitos, vices, vereadores e lideranças de bairro, participaram no último sábado (27) de encontro regional promovido pelo deputado Carlos Sampaio (SP), líder do PSDB na Câmara, em Tambaú (SP). O evento, realizado no Recanto Morandim, reuniu representantes de Tambaú e de outras cidades da região, como Santa Rita do Passa Quatro, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rosa de Viterbo, São Simão, Casa Branca, Itobi e Mococa. O encontro foi coordenado pelo ex-prefeito de Tambaú Antonio Agassi.
Ao final do evento, ficou definido que as cidades apresentarão um projeto em conjunto na área da Saúde – uma das propostas é a contratação de mais médicos para ambulatórios de especialidades (AMEs), uma das carências no setor -, que será encaminhado, a pedido de Carlos Sampaio, ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).
O objetivo do encontro também foi estreitar os laços entre o mandato do deputado federal e os municípios da região de Tambaú, cidade em que Sampaio morou na infância e pela qual dedica especial atenção. “Estou aqui para prestar contas do meu mandato e para dizer o que já fiz para a região de Tambaú”, disse Sampaio. Ele destacou sua atuação na Câmara dos Deputados e a necessidade de ética na política. “É possível você fazer política com decência, com ética, sem se envolver em escândalos”, afirmou.
Balanço do mandato
O deputado fez um balanço das principais atividades de seu mandato e detalhou dois projetos em evidência: o que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para ampliar o rigor a jovens infratores e o que regulamenta a nova legislação que beneficia os trabalhadores domésticos, ambos de sua autoria. “Temos que ter bom senso para aprovarmos essas propostas”, defendeu.
Sampaio também citou a discussão no Congresso para que as emendas parlamentares sejam impositivas, ou seja, figurem como obrigação de pagamento no Orçamento da União. Hoje, o governo pode ou não autorizar a liberação de recursos oriundos de emendas parlamentares. “Tenho certeza que até novembro deste ano teremos as emendas impositivas, o que será muito bom para as cidades, porque o governo não pode governar olhando se o deputado é de oposição ou é da base”, argumentou Sampaio.
Em seu discurso, o líder tucano também criticou propostas polêmicas, defendidas pelo PT, como as que tentam regulamentar a mídia, reduzir o poder de investigação do Ministério Público e submeter decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) ao Congresso. “São coisas preocupantes, preocupantes mesmo”, disse Sampaio.
Do Portal da Liderança do PSDB na Câmara