Depois de visitar a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Aloizio Olaia Paschoal, no Parque dos Flamboyants, uma das Escolas Polo que oferece curso de férias, o prefeito Duarte Nogueira surpreendeu a todos ao embarcar em um ônibus urbano, o circular 703 – Parque dos Servidores – com destino ao Centro da cidade.
O objetivo, segundo ele, que estava acompanhado do superintendente da Transerp, Antonio Carlos de Oliveira Junior, e diretores da empresa, foi constatar as condições do transporte coletivo urbano. “Ao entrar me deparei com o primeiro problema. O assento preferencial para portadores de deficiência estava quebrado. Já solicitei contato com o Consórcio PróUrbano, responsável pela frota, para as devidas providências”, disse.
Ele elogiou, no entanto, o serviço prestado pelo motorista. “O motorista que nos recebeu foi muito gentil, e demonstrou estar muito bem preparado. Alguns passageiros não tinham o cartão, porém o motorista tinha disponível para vender na hora. A cordialidade e o profissionalismo dele superaram minhas expectativas”, afirmou.
Num trajeto que durou aproximadamente 35 minutos, Nogueira relacionou, junto com equipe da Transerp, a necessidade de várias decisões, entre elas o aumento do número de pontos de recarga do cartão e a manutenção regular da frota. O prefeito também conferiu o aplicativo Cittamobi, que permite acompanhar o itinerário e o horário dos ônibus urbanos em tempo real. “Diante do que ouvi e principalmente do que vi, acho que o transporte urbano precisa melhorar muito para atender aos usuários. Esses detalhes vamos corrigir no dia a dia da gestão”, salientou.
Para a dona de casa Bernadete Siqueira Fernandes, que estava no ônibus, a principal reclamação diz respeito à demora. “Nos finais de semana e feriados os ônibus passam a cada duas horas e isso prejudica a população”, contou ela, que diz acreditar no novo prefeito. Segundo ela, Nogueira sabe como fazer e tem disposição para isso.
O prefeito Nogueira, que carregava inclusive o cartão de ônibus que garante o embarque no coletivo, desembarcou no ponto em frente à Biblioteca Altino Arantes, na rua Duque de Caxias, e aproveitou para visitar a biblioteca e, depois, seguiu a pé para o Palácio Rio Branco, onde continuou sua jornada de trabalho.