Início Destaque Lateral Home Tucanos estão entre os que mais trabalharam por um Brasil moderno

Tucanos estão entre os que mais trabalharam por um Brasil moderno

Duarte Nogueira

A revista “Veja” desta semana divulgou um ranking elaborado a partir do posicionamento de deputados e senadores em relação a nove eixos fundamentais que começam por uma carga tributária menor e sistema tributário mais simples, passam pela diminuição da burocracia e chegam à proposta de leis trabalhistas que respeitem igualmente empregadores e empregados. Quinze deputados do PSDB se destacaram na lista dos cem primeiros colocados do levantamento feito pelo semanário em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/UerJ).

Na sequência, estão os tucanos Eduardo Azeredo (MG)Izalci (DF)Cesar Colnago (ES), Otavio Leite (RJ), Domingos Sávio (MG)Antonio Imbassahy (BA)Ruy Carneiro (PB)Luiz Nishimori (PR)Duarte Nogueira (SP)Mara Gabrilli (SP)Dudimar Paxiuba (PA)Jutahy Junior (BA)Luiz Carlos (AP),Alfredo Kaefer (PR)Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e Marcio Bittar (AC).

Mara Gabrilli

Os nove temas selecionados por “Veja” foram afetados de alguma maneira no Congresso por 142 projetos de lei e medidas provisórias cuidadosamente analisados. A publicação classificou os deputados e senadores de acordo com o posicionamento deles em relação às proposições.

Cada uma das proposições foi classificada como “favorável” ou “desfavorável”, de acordo com seu impacto positivo ou negativo sobre os nove eixos definidos por Veja. O segundo passo foi selecionar as ações parlamentares. A saber: a) pareceres em relatoria; b) apresentação de emenda; c) posicionamento em votação nominal e d) pronunciamentos em plenário e comissões. Para cada atividade foi estabelecido um peso.

Mendes Thame

Em todos os levantamentos produzidos por instituições como o Necom deputados do PSDB vêm aparecendo com destaque, independentemente do enfoque do levantamento. É o caso do ranking do Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar (Diap) ou do Prêmio Congresso em Foco. Os estudos comprovam a qualidade da bancada do partido.

Artigo anteriorPacto federativo: outro contraste entre PT e PSDB
Próximo artigoParque da Rocha Moutonnée, em Salto, é revitalizado