Início Notícias do PSDB ‘Guaratinguetá precisa de choque de gestão’

‘Guaratinguetá precisa de choque de gestão’

Francisco Carlos foi eleito prefeito de Guaratinguetá pela 3ª vez

Francisco Carlos Moreira dos Santos nasceu em 28 de fevereiro de 1954 em Guaratinguetá. Ele é servidor público estadual e advogado e há 30 anos trabalha como procurador do Estado. Francisco Carlos começou a vida pública em Guaratinguetá como vereador e foi prefeito por dois mandatos – foi eleito em 1996 e reeleito na eleição seguinte.

No próximo dia 1º, o tucano voltará a chefiar o Executivo de Guaratinguetá e tem propostas para avançar a cidade. “A área de saúde é prioridade.  É preciso garantir permanentemente o acesso ao atendimento integral para todos que procuram a rede pública de saúde, oferecendo serviços de qualidade e tratamento humano e respeitoso”, disse em entrevista exclusiva do portal do PSDB-SP.

Confira a entrevista completa:

DESAFIOS – Já fui prefeito por dois mandatos. Quando assumi pela primeira vez, em 1996, Guaratinguetá tinha uma participação no ICMS de 0,19%. Com muito trabalho, planejamento, gestão eficiente e foco no desenvolvimento, conseguimos elevar essa participação para 0,26 %, em 2003. Hoje esse índice voltou a 0,19%, ou seja, a cidade cresceu menos do que outras cidades do Estado de São Paulo. Por isso, o nosso grande desafio é trazer de volta a Guaratinguetá do crescimento, das oportunidades, da qualidade na saúde e na educação.

MUDANÇAS – Guaratinguetá precisa de um choque de gestão, principalmente para melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços oferecidos ao cidadão. Hoje, existem várias áreas que precisam ser analisadas de perto, com problemas tanto em planejamento quanto no operacional. A manutenção das vias públicas e áreas verdes da cidade é um exemplo concreto disso. Essa é a principal mudança que faremos: uma gestão eficiente e colaborativa.

PRIORIDADES – A área de saúde é prioridade.  É preciso garantir permanentemente o acesso ao atendimento integral para todos que procuram a rede pública de saúde, oferecendo serviços de qualidade e tratamento humano e respeitoso. Para tanto, vamos reimplantar o sistema informatizado de marcação de consultas e exames para agilizar o atendimento, investir em capacitação dos profissionais da área, ampliar o Programa de Saúde da Família, ampliar o horário de Atendimento das UBSs e do AME e criar uma força tarefa permanente para combate à dengue. Vamos ainda, criar o Centro de Apoio ao Idoso, construir um Centro de Especialidades e Diagnósticos e um Centro de Atenção Psicossocial para dependentes de álcool e drogas.

Uma das nossas lutas também será viabilizar, junto ao Governo do Estado, a instalação de um Hospital Regional na cidade.

COMPROMISSO – Em primeiro lugar, assumimos o compromisso de cumprir o que foi planejado e proposto em nosso Plano de Governo. Ali, no momento da elaboração para nossa candidatura, levantamos várias soluções para problemas já existentes na cidade, muitos deles trazidos até o nosso conhecimento pela própria população e também os pautados pela nossa vivência administrativa e também como cidadãos guaratinguetaenses.

Além disso, nosso governo será muito transparente e participativo. Como em minhas gestões passadas, haverá espaço para ouvir as pessoas. Desse modo, podemos saber o que acontece em cada lugar da cidade. Esse tipo de informação, colhida diretamente de quem vive o cotidiano do município, vai além de pesquisas e da percepção da nossa própria equipe de trabalho, o que enriquece a administração e facilita traçar metas e distinguir novas prioridades.

LEGADO – Gestão séria e comprometida com as causas sociais: essa será a marca do nosso governo.  Vamos gerir com eficiência e ética os recursos públicos, atrair investimentos para a cidade, inovar, gerar novos empregos, mas, antes de tudo, vamos cuidar de gente: com investimentos em saúde, educação e em responsabilidade social.

Como sou um social democrata por essência, o nosso modelo de gestão se alinha plenamente ao direcionamento partidário.

RECADO – Antes de tudo, quero agradecer a confiança da cidade em nossas propostas e por nos ter colocado pela terceira vez a frente da Prefeitura Municipal.

Nós fizemos muito pela cidade em nossas gestões anteriores, construímos, com a apoio do governo do Estado, duas pontes sobre o Rio Paraíba e sem isso a cidade estaria parada. Nós estimulamos a instalação de indústrias na cidade, construímos e reformamos muitas escolas, construímos 2350 casas, nós investíamos em manutenção da cidade (a cidade era limpa e não tinha essa quantidade de buracos que temos hoje) e temos condição de realizar muito mais.

Nosso modo de governar sempre foi participativo. Essa atitude não mudará! Uma administração só tem a ganhar quando se coloca ao lado o povo. Desse modo, podemos governar com planejamento, seguindo nossas propostas, e mantendo o diálogo contínuo e transparente.

Vale ressaltar que terei  ao meu lado nesse desafio um vice-prefeito  preparado: Dr. Rogério Barbosa que, assim como eu, tem experiência na vida pública, pois legislou por 16 anos e  muita sensibilidade social.

Teremos também um apoio fundamental: o do nosso governador Geraldo Alckmin para trazermos novos projetos, parcerias e investimentos para Guaratinguetá.

Artigo anteriorApós Rose e Valério, Lula só dá entrevistas à TVT
Próximo artigoLiderança de Araújo é marcada por atuação firme

Comments are closed.