Início Notícias do PSDB Mara Gabrilli é eleita representante do Brasil em comissão da ONU

Mara Gabrilli é eleita representante do Brasil em comissão da ONU

Está confirmado! A deputada federal Mara Gabrilli integrará o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD, no período 2019 – 2022. Concorrendo com outros 21 candidatos, a representante brasileira foi eleita em segundo turno, com o voto de 103 países, entre os 176 com direito a voto.

A votação ocorreu ontem (12), durante a 11ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em Nova Iorque.

“Significado de trabalho, de uma boa causa, de ver o Brasil num patamar diferenciado, que fala da inclusão da pessoa com deficiência, gratidão, por ter sido indicada pelo Brasil e pelo trabalho do Itamaraty aqui, que foi uma união de forças”, comemorou a tucana, em declaração à Agência ONU, após a vitória.

É a primeira vez que um representante brasileiro integrará o CDPD. Responsável por monitorar a implementação da Convenção, o Comitê reúne 18 membros de diferentes países, peritos na temática da pessoa com deficiência.

“Será uma honra representar o Brasil perante as Nações Unidas. Poderemos fazer um trabalho enriquecedor, com o intercâmbio de experiências em políticas públicas para pessoas com deficiência, trazendo para o Brasil o que foi bem-sucedido lá fora e levando para outros países as conquistas que já tivemos por aqui”, antecipou Mara.

A eleição é realizada pelos países signatários da Convenção. Com nove vagas em disputa, 22 países apresentaram candidatos, o que fez dessa eleição a mais concorrida do histórico das Nações Unidas. A candidatura de Mara Gabrilli foi construída com o apoio dos três Poderes do Brasil e também da sociedade civil.

Além de Mara Gabrilli, foram eleitos os representantes da Lituânia, Nigéria, Austrália, Suíça, Coréia do Sul, Gana, México e Indonésia.

O CDPD se reúne em Genebra, na Suíça, duas vezes ao ano e muitos de seus trabalhos ocorrem remotamente, através de videoconferência. Por isso, representar o Brasil na ONU não impedirá que Mara Gabrilli concorra nas eleições nacionais deste ano, nas quais é pré-candidata ao Senado pelo PSDB de São Paulo.

O Itamaraty divulgou uma nota comemorando a eleição de Mara. Segundo o órgão, a vitória da brasileira ” reflete o compromisso do país com o tema”. Leia a íntegra:

Eleição de Mara Gabrilli para o Comitê sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

A deputada federal Mara Gabrilli foi eleita, hoje, em Nova York, para uma vaga de perito do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), mandato 2019-2022, durante a 11ª Sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A deputada será a primeira representante do Brasil no CDPD. Os nove peritos eleitos atuarão a título pessoal, monitorando a implementação da Convenção e formulando recomendações gerais em benefício dos direitos das pessoas com deficiência.

A eleição da candidata brasileira reflete o compromisso do país com o tema, demonstrado pelos esforços e avanços das políticas nacionais para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência. O Brasil tem se engajado em favor da regulamentação e implementação dos compromissos assumidos com a ratificação da Convenção, que preconiza que as pessoas com deficiência sejam protagonistas de sua emancipação e cidadania, “sem deixar ninguém para trás”, como determinado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Governo brasileiro agradece a confiança depositada pelos Estados membros em Mara Gabrilli e reitera a certeza de que, no cumprimento de seu mandato, ela desempenhará suas atividades com competência, dedicação e diálogo, contribuindo de maneira substantiva para a proteção e promoção dos direitos humanos de todas as pessoas com deficiência em todos os lugares do mundo.

Artigo anteriorJustiça suspende aumento de teto para os 645 municípios de SP
Próximo artigoEm Santa Catarina, Alckmin encontra empresários e políticos e defende reformas