Início Destaques Marco Aurélio: sanar as deficiências da saúde

Marco Aurélio: sanar as deficiências da saúde

Marco Aurélio foi eleito prefeito de Itanhaém com 45,80% dos votos

Marco Aurélio Gomes, 35 anos, é advogado e, eleito vereador de Itanhaém em 2008, tornou-se presidente da Câmara Municipal em pouco tempo – cargo que ocupará até o próximo dia 31. Em 1º de janeiro, Marco Aurélio tomará posse como prefeito da cidade. Ele foi eleito no dia 7 de outubro com 45,80% dos votos.

Em entrevista ao portal do PSDB-SP, o tucano falou sobre os desafios que enfrentará a partir do próximo ano. Ele tem metas para melhorar a Saúde em Itanhaém. Outro foco de Marco Aurélio é trabalhar intensamente na manutenção dos bairros.

“Esse é o grande projeto: investir em qualidade de vida, tornando os bairros lugares mais agradáveis de viver, com ruas calçadas, saneamento e iluminação eficaz. Ao mesmo tempo, a humanização da saúde, processo que vamos iniciar em janeiro, vai aproximar a rede pública da população, com mais atenção à prevenção”, disse.

Leia abaixo a entrevista completa:

Itanhaém é uma cidade que está há oito anos sob a administração do PSDB. No seu mandato, que será o terceiro consecutivo do partido, em que ações desenvolvidas pelo prefeito Forssel o senhor dará continuidade e o que será mudado?

O PSDB ganhou a eleição em 2004, foi reeleito em 2008 e agora, com a minha eleição, vamos para o terceiro mandato consecutivo. A gente vai direcionar as ações do governo estadual para as infraestruturas dos bairros. Nós vamos fazer o ‘Bairro a Bairro’, no qual direcionaremos grande parte dos nossos investimentos para a população mais carente. Não que não tenha sido feito antes, mas há oito anos nós pegamos a cidade praticamente num estado de abandono. O prefeito fez um resgate comercial e atraiu o turista para a cidade. Hoje em dia esses dois setores vão muito bem. Agora eu conseguirei fazer um trabalho mais intenso nos bairros.

O que o senhor fará para atrair os turistas para a cidade?

Nós já estamos trabalhando para um verão muito intenso a partir de 1º de janeiro, com eventos na praia. Nós faremos a manutenção desses eventos e shows e os intensificaremos. O turista que vier para Itanhaém terá uma agenda intensa até o carnaval.

Quais são os principais desafios dos próximos quatro anos à frente da Prefeitura?

Vivemos tempos de grandes desafios e mudanças em todo o país. Itanhaém deve passar por uma grande transformação impulsionada pela potencial exploração de petróleo e gás e por toda a cadeia produtiva de investimentos relacionados a esta atividade.

Este novo cenário nos impõe uma grande responsabilidade e um enorme compromisso: estarmos preparados para a revolução que presenciamos a olhos vistos, com a criação de novos modelos e posturas que estejam totalmente alinhadas a uma dinâmica administrativa que possa garantir o crescimento da cidade, a criação de emprego e renda para o trabalhador local, os investimentos necessários na saúde, educação, segurança, habitação, transporte, meio ambiente, urbanização, esporte, cultura e lazer, sem, entretanto, perdermos a característica de Estância Balneária, responsável pela qualidade de vida diferenciada de Itanhaém, com suas belezas naturais e povo acolhedor.

Quais serão as principais mudanças que o senhor realizará na cidade?

Depois de oito anos de investimentos em urbanização das regiões comerciais, agora a cidade carece de obras de infraestrutura nos bairros. Esse é o grande projeto: investir em qualidade de vida, tornando os bairros lugares mais agradáveis de viver, com ruas calçadas, saneamento e iluminação eficaz. Ao mesmo tempo, a humanização da saúde, processo que vamos iniciar em janeiro, vai aproximar a rede pública da população, com mais atenção à prevenção. No quesito educação, o que vamos fazer é construir mais creches, para atender a demanda sempre crescente.

Das propostas apresentadas pelo senhor ao longo da campanha eleitoral, quais serão as primeiras a serem adotadas em sua administração?

A primeira ação concreta do meu governo será autorizar no mês de janeiro a abertura de concurso público para a contratação de médicos para a rede municipal. É o cumprimento de promessa de campanha, dentro do projeto Mais Médicos, que pretende, em quatro anos, sanar as deficiências de atendimento em todas as unidades de saúde pública do município.

Além da saúde, outra área que receberá prioridade será a infraestrutura dos bairros. Na campanha, apresentamos o Projeto Bairro a Bairro, que devemos iniciar em 2013, nas regiões mais carentes, com prioridade em calçamento, iluminação pública, saúde, implantação de bases de segurança e centros comunitários para eventos sociais e esportivos.

Qual o compromisso que o senhor assume com toda a população?

O compromisso de ser o Prefeito de toda a população, honrar os 22.013 eleitores que confiaram em nossas propostas e conquistar a confiança daqueles que optaram por outro modelo de gestão. Temos um plano de governo exequível e alinhado com os novos desafios que a cidade vai enfrentar. Eu e minha equipe teremos a missão de nortear o município para que todos os moradores, crianças, jovens, adultos e idosos possam usufruir deste novo momento de prosperidade.

Qual será a marca de sua gestão e qual legado o PSDB, representado pelo trabalho do senhor, deixará para a cidade?

Sempre dissemos que a cidade ideal para viver é aquela que vamos deixar como herança para nossos filhos e netos. Devemos preparar a cidade para o futuro, cuidando principalmente da balneabilidade. Itanhaém tem a maior área disponível para novos empreendimentos privados e certamente o grande empresariado sabe disso. Queremos o progresso, mas este vai ter que respeitar a qualidade de vida. Neste contexto, a participação do PSDB já está na história, entrando agora no terceiro mandato, elegendo sempre a maior bancada de vereadores, tendo o primeiro prefeito reeleito e o prefeito mais jovem.

Que recado o senhor deixa, como prefeito eleito, para a população da cidade? 

A população pode estar certa e segura de que vamos trabalhar com entusiasmo e seriedade. Montamos um bom time administrativo, um secretariado formado por técnicos com experiência comprovada em suas áreas de atuação e, em muitos casos, profissionais de carreira na Prefeitura, com um grande senso de responsabilidade. Juntos, vamos preparar Itanhaém para os novos desafios.

Artigo anteriorRelatório mostra livre acesso de acusado a gabinete presidencial
Próximo artigoPaisagem libertada

Comments are closed.