Início Destaque Lateral Home Novo comandante-geral da PM toma posse em SP

Novo comandante-geral da PM toma posse em SP

alckmin posse comandante pmO coronel Ricardo Gambaroni tomou posse nesta quarta, 14, como novo comandante Polícia Militar do Estado de São Paulo. Seu nome foi anunciado para o cargo no dia 5 de janeiro, em substituição ao coronel Benedito Roberto Meira, que estava no cargo desde 27 de novembro de 2012, e será transferido para o Estado Maior do Exército (EM/E).

“Hoje é um dia extremamente importante, assume o coronel Gabaroni, comandante da Polícia Militar. É um reconhecimento à excelência dos formados aqui na academia do Barro Branco, primeiro aluno em toda a sua carreira, poliglota, piloto de avião, cursos no exterior, era o comandante do grupamento aéreo da PM, muito bem escolhido pelo secretário Alexandre Moraes”, disse o governador Geraldo Alckmin.

“Esta solenidade, mais do que tudo, é uma solenidade de serviço, de se colocar os objetivos da corporação, do alinhamento com todos os objetivos”, destacou o novo comandante.

Ricardo Gambaroni tem 49 anos e ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) em fevereiro de 1981 e se formou oficial em 1985. O coronel é piloto policial de aviões e helicópteros desde 1997, quando se concluiu especialização na Escola Internacional de Aviação Policial, na Inglaterra.

Antes de ser designado pelo secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para o mais alto posto da Polícia Militar, Gambaroni comandava o Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe). Foi promovido à patente de coronel em maio de 2012.

O novo comandante-geral é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1991), especialista em Liderança e Gestão de Polícia pela Academia Nacional do FBI (2013) e possui mestrado em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2007).

Com experiência em policiamento estratégico, foi comandante da região de Osasco (Comando de Área Metropolitano 8) e de toda a Grande São Paulo (Comando de Policiamento Metropolitano). Foi comandante do 2º Batalhão de Choque, responsável por grandes eventos, do 6º Batalhão do Interior (Santos), do 2º Grupamento de Bombeiros e da Divisão de Tecnologia de Emergências (atual Escola Superior de Bombeiros).

Também possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola da Polícia Militar (1992); especialização em Combate a Incêndios Florestais pela Defesa Civil e Exército Francês (em 2000); mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da PM.

Do Portal do Governo do Estado 

Artigo anterior“Sacão de impostos, pacotão de maldades”, análise do ITV
Próximo artigoCoaf aponta operação suspeita envolvendo tesoureiro do PT