Início Notícias do PSDB Novo sistema de filiação partidária já está no ar

Novo sistema de filiação partidária já está no ar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou no ar esta semana o novo sistema de filiação partidária, o Filia. Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE e integrado ao Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), o Filia será utilizado em todo o território nacional e estará disponível 24 horas por dia.

Segundo o tribunal, o novo sistema é um avanço considerando a plataforma anterior, pois  incorporou várias melhorias tecnológicas, como a atualização automática em caso de transferência de domicílio eleitoral e o cancelamento automático de filiação em caso de óbito ou de cassação de direitos políticos.

Além dos dados obrigatórios, o Filia disponibilizará campos para o registro de dados como telefone e endereço do filiado, mas seu uso ficará a critério dos partidos. Além disso, essas informações adicionais não serão submetidas ao processamento pelo sistema nem constarão das relações oficiais.

O sistema é composto por três módulos de trabalho: o interno, exclusivo da Justiça Eleitoral, o externo, para uso dos partidos políticos, e o módulo Consulta Pública, disponível na internet e que possibilita o acesso dos cidadãos aos dados públicos dos filiados e permite a emissão e a validação de certidão.

RECADASTRAMENTO 

O acesso ao sistema será feito por meio de login e senha específico para cada diretório municipal, estadual e o nacional. Para isso, haverá um recadastramento de todos os responsáveis estaduais e municipais. A primeira carga no sistema será iniciada pelo Nacional com o cadastramento dos atuais responsáveis Estaduais, devendo, esses cadastrar os perfis Municipais.