Um novo tremor atingiu o Haiti nesta quarta-feira, 20, oito dias após o terremoto que destruiu parte da capital do país, Porto Príncipe, e matou ao menos 75 mil pessoas, entre eles 20 brasileiros.
O tremor desta quarta foi de 6,1 graus na escala Richter, de acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA. O primeiro foi de 7°. Não há informações sobre novas vítimas ou danos causados pelo mais recente terremoto.
Desde a primeira catástrofe, vários tremores têm atingido o país. O tremor desta quarta aconteceu por volta de 8h a cerca de 56 km da capital haitiana. Os prédios sacudiram com o fenômeno desta quarta. O novo tremor assustou a população, que correu para as ruas com medo do desabamento dos prédios danificados do primeiro terremoto.
Governo de SP presta socorro ao Haiti
O Governo do Estado de São Paulo também está prestando socorro ao Haiti, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil CEDEC, enviará ao Haiti vinte toneladas de alimentos para pronto consumo e sete mil litros de água potável da Sabesp.
Simultaneamente, a CEDEC também iniciará a arrecadação de doações para enviar ao país. Inicialmente, a fim de atender às grandes necessidades da população haitiana, serão cadastradas grandes empresas do ramo alimentício. A próxima etapa será a abertura da possibilidade de toda a população fazer doações por meio da CEDEC.
Para cadastramento, as empresas deverão procurar o site da Defesa Civil (www.defesacivil.sp.gov.br) ou telefonar para (11) 2193-8888.