A reestruturação da Saúde é prioridade para o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB). Desde que iniciou o mandato, em janeiro deste ano, o prefeito vem liderando projetos, obras e iniciativas para organizar o setor que concentra as maiores demandas e exigências por parte da população. Trata-se do Programa Mais Saúde nos Bairros, que foi idealizado pelo próprio chefe do Executivo para que o atendimento seja aperfeiçoado e humanizado. “Assumimos em janeiro a tarefa de reestruturar a saúde e já podemos apontar conquistas. Temos em nossa mesa de trabalho projetos bem elaborados que vão fazer de Itanhaém uma referência regional em saúde. É só uma questão de tempo”.Além dos investimentos em infraestrutura, como a reforma e novas instalações de unidades básicas, implantação do novo pronto atendimento (UPA) no Sabaúna e do Centro de Especialidades Médicas de Itanhaém, entre outros projetos, o prefeito trata diariamente com o secretário da pasta, Francisco Garzon, de ações que proporcionem um melhor atendimento à população, com ênfase à valorização do profissional da Saúde. Neste quesito estão concentrados todos os esforços do chefe da pasta. Marco Aurélio apresenta uma lista de iniciativas como: capacitação e qualificação permanente; fortalecimento da pauta do trabalhador da saúde nas discussões que vão culminar no Plano de Carreira do Servidor Municipal de Itanhaém; integração e informatização da rede; entre outras prioridades.
“Na prática, o que queremos é adotar um sistema permanente de capacitação de profissionais, além do reconhecimento e valorização dos servidores, através de critérios que proporcionam igualdade de oportunidades profissionais, garantindo a qualidade dos serviços à população. Esta é a meta desde que assumimos o governo em janeiro”, garante o prefeito.
Marco Aurélio enfatiza que a Administração vem tratando pontualmente, caso a caso, questões como as reivindicações apresentadas nesta semana pela classe de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. “Estamos abertos ao diálogo com todas as categorias profissionais existentes na Prefeitura. Foram pelo menos três reuniões com os representantes dos enfermeiros e em todas as ocasiões ficou evidenciada a importância da valorização do servidor, em todos os setores”, explica, destacando que desde janeiro está sendo estudada a possibilidade da criação do cargo de Coordenador Técnico das Unidades Básicas de Saúde e que projeto de lei neste sentido deve ser encaminhado para o Legislativo ainda neste semestre. Esta foi uma das pautas apresentadas pelos enfermeiros.
Segundo o prefeito, outro item da pauta de reivindicações já está em trâmite, que é a regulamentação do pagamento do adicional de insalubridade para todas as categorias.
Das cinco reivindicações apresentadas pelos representantes dos enfermeiros, a Administração já atendeu quatro delas. “No caso do aumento da referência salarial, este item será tratado nas discussões do Plano de Carreira do Servidor Municipal, cujo processo de elaboração já foi iniciado”.
O prefeito destaca também uma série de projetos em andamento para reestruturar a rede básica, desde janeiro último, quando começou este governo, como a reforma e ampliação das unidades básicas de saúde dos bairros Gaivota, Jardim Coronel, Oásis, Savoy e Suarão; instalações melhores para as unidades do Centro e Jardim Grandesp; projeto avançado para construção de unidades no Jardim América e Guapurá; implantação da unidade de pronto atendimento no Jardim Sabaúna, que terá equipamentos e mobiliários novos; reforma do prédio onde está instalado atualmente o pronto socorro municipal e implantação do Centro de Especialidades; implantação da Academia da Saúde no Gaivota; implantação do Centro de Especialidades Odontológicas; reforma do CESCRIM do Jardim Mosteiro; realização de 14 eventos de capacitação e qualificação para todos os servidores da saúde.
“São diversas ações e projetos em andamento. É uma tarefa árdua por causa das condições que pegamos o setor em janeiro. Mas até o final do ano estaremos com a Saúde funcionando em plenas condições”, finaliza Marco Aurélio.


