O candidato da coligação PSDB-PFL à Presidência da República, Geraldo Alckmin, anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (09/08), a criação de um amplo programa de combate à corrupção no governo federal e de desburocratização da máquina do Estado. “A ineficiência do Estado não pode atrapalhar o desenvolvimento do país”, destacou. O programa será lançado na próxima semana. O anúncio foi feito logo após reunião do Conselho Político do tucano, no comitê central de campanha em Brasília.
REDUÇÃO DO CUSTO BRASIL
De acordo com o tucano, a proposta conterá mecanismos para a redução do chamado custo Brasil, implementação de um sistema de compras eletrônicas – nos moldes do criado por Geraldo no governo de São Paulo, auditorias das aquisições do governo, além de mudanças na legislação. “Precisamos desburocratizar e fazer com que o Brasil deixe de ser um país cartorial”, assinalou.
Na avaliação de Geraldo, o custo da corrupção, a insegurança jurídica e a burocracia estão entre os principais gargalos que impedem o desenvolvimento do país. Ele lembrou que, no governo Lula, a corrupção “perpassou vários ministérios”, ao destacar os recentes episódios de desvio de dinheiro público nas pastas da Saúde e de Ciência e Tecnologia. “Precisamos fazer com que política volte a ser feita a partir de valores como honestidade e verdade”, afirmou.
Segundo o tucano, o programa será nos moldes do projeto “Novo Nordeste”, que prevê as estratégias para o desenvolvimento do Nordeste, lançado semana passada no Recife.
Fonte: Agência Tucana