O deputado federal Walter Barelli (PSDB-SP) comemorou o aumento de 39% no número de jovens entre 16 e 17 anos aptos a votar em outubro, como destaca a revista Época desta semana. “Em 1º de outubro, três milhões de novos eleitores irão às urnas manifestar seu desejo de mudança. O jovem, naturalmente crítico, reage quando vê que as pessoas que deveriam dar exemplo ao país estão envolvidas em maracutaias”, avaliou nesta terça-feira. A ampliação dessa faixa do eleitorado ocorreu entre 2002 e 2006.
INCONFORMISMO
Barelli saudou o interesse dos jovens pela política. “Essa vontade de votar, de mudar, significa o rejuvenescimento da vida política nacional”, destacou. Para o deputado paulista, “enquanto houver juventude inconformada, significa que o Brasil está vivo”.
O tucano considera extremamente importante que os jovens estejam descobrindo a vida pública. “E não tem nada a ver com política partidária. Eles querem é mudar o país com seu inconformismo, com sua impetuosidade”, afirmou, ao lembrar que é a juventude a responsável pela construção do país no futuro.
Barelli lembrou ainda que o PSDB sempre apoiou e incentivou a participação política dos jovens. O principal canal do partido, citou, é o Secretariado Nacional da Juventude. “”Eles são vibrantes e querem tomar parte nas decisões do país, querem se preparar para substituir quem está no poder hoje”, afirmou.
Os programas do governo FH voltados à juventude também foram lembrados pelo deputado. O deputado citou o “Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho” – que estimulava a cidadania -, e o Programa Serviço Civil Voluntário, que estimulou milhões de jovens a prestar ações voluntárias. “Todos os programas do PSDB feitos para despertar a cidadania do jovem foram muito bons e eficazes. Não fracassaram como o Primeiro Emprego, adotado no governo Lula”, comparou.
A reportagem da Época afirma que responsabilidade e honestidade são as duas maiores expectativas dos jovens entre 15 e 24 anos em relação à política, enquanto segurança e desemprego são as duas maiores preocupações dessa faixa etária. Para 69% deles, votar pode mudar a situação o país.
Fonte: Agência Tucana